Veja 9 discos com carros icônicos na capa

Automóveis e música sempre andaram juntos. Confira a lista de álbuns sensacionais que separamos

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Veja 9 discos com carros icônicos na capa
Marcus Celestino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Música e automóvel têm relação intrínseca. Um faz parte do outro. Um é essência do outro. Curtir um bom som ao volante se tornou um hábito quase que unânime. Não à toa, músicos também se habituaram a escrever sobre velocidade e a homenagear carangos em seus álbuns. Por isso, separamos aqui nove discos (e mais um bônus) que têm carros icônicos na capa.

Confira abaixo discos com caros na capa:

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

1- Grand Prix - Teenage Fanclub (1995)

A banda escocesa tem uma discografia primorosa, com destaque para Bandwagonesque, Thirteen e para esse álbum aqui, o Grand Prix.

Na capa, a banda de rock alternativo optou por meter um bólido de Fórmula 1. O carro em questão é da extinta equipe Simtek, que correu no circo nas temporadas de 1994 e 1995.

Os resultados do time na F1 foram muito ruins, mas o destaque negativo mesmo fica por conta da triste morte do austríaco Roland Ratzenberger, no GP de San Marino de 1994. O piloto sofreu acidente fatal no sábado de classificação. No domingo, Ayrton Senna também teve uma batida fortíssima e não resistiu.

Carro da Simtek foi fotografado para a capa de Grand Prix, do Teenage Fanclub
toggle button

2- Burning chrome - Mitch Murder (2010)

Mitch Murder é um dos precursores do synthwave, subgênero da música eletrônica. No seu disco de estreia, Burning Chrome, ele traz um carro que não precisa de introduções. O DeLorean DMC-12, projetado por Giorgetto Giugiaro, é, além de clássico, um ícone da cultura pop. Caiu super bem numa capa de álbum que tem como inspiração os anos 1980.

DeLorean DMC-12, ícone da cultura pop, na capa do disco de estreia de Mitch Murder
Crédito: Divulgação
toggle button

3- Double nickels on the dime - Minutemen (1984)

O terceiro disco do Minutemen é um clássico do punk rock. Tanto que faz parte da lista dos 500 maiores álbuns de todos os tempos, elaborada pela Rolling Stone. A banda mistura ao seu notório som cru gêneros como jazz e country. O resultado é fantástico.

Um disco tão célebre merece um carro de estirpe na capa, certo? Certíssimo. Por isso, nada mais justo que o nosso bom e velho Fusca seja a grande estrela. O veículo pertencia à época ao baixista Mike Watt. Ele é quem guia o modelo na foto que ilustra Double nickels on the dime.

O Fusca em questão, vale frisar, é similar aos produzidos no Brasil durante os anos 1960. O friso no painel entrega, pois só existiu até o Fusca 1970 (Série 1).

Interior do Fusca é a grande estrela da capa de Double nickels on the dime
Crédito: Divulgação
toggle button

4- Abbey Road - The Beatles (1969)

Tudo bem que os Beatles estão em primeiro, mas o Beetle ao fundo é que é a grande estrela. A placa do Fusca branco na capa gerou ainda uma das muitas Teorias da conspiração sobre a "morte" de Paul McCartney em 1966...

Na capa do último disco gravado pela banda também é possível ver, em destaque, uma van policial (falaremos dela abaixo). No entanto, não tem para ninguém: o Fusca, que era de um morador da própria Abbey Road, rouba a cena.

Lendária capa de Abbey Road, dos Beatles
Crédito: Divulgação
toggle button

5- Be here now - Oasis (1997)

Detratores relegam o Oasis ao posto de péssimos imitadores dos Beatles. A banda, porém, lançou discos bem legais – Be here now não é um bom exemplo.

O álbum, contudo, tem em destaque um Rolls-Royce Silver Shadow II, sedã de grande porte produzido no finzinho da década de 1970. Uma das referências da capa é Keith Moon. O lendário baterista do The Who jogou um Rolls certa vez numa piscina.

Outra referência é à capa de Abbey Road. A placa do Rolls-Royce Silver Shadow II é a mesma da van policial presente no disco dos Beatles. Bela sacada dos irmãos Gallagher, líderes do Oasis.

Capa de Be here now traz referências ao lendário baterista do The Who e aos Beatles
Crédito: Divulgação
toggle button

6- The best of - George Harrison (1976)

O "beatle quieto" era um grande fã de automobilismo. Muito amigo de lendas como Ronnie Peterson e Emerson Fittipaldi, George Harrison chegou a lançar música inspirada no circo da Fórmula 1. Intitulada Faster, a canção é sensacional. Seu clipe também.

Não é por acaso então que uma coletânea de maiores sucessos de George Harrison tenha um carro na capa. Posicionado à frente de um Ford hot rod 1932, o "beatle quieto" fica ainda mais digno da realeza. Um gênio.

O "beatle quieto" exala genialidade à frente do Ford hot rod 1932
Crédito: Divulgação
toggle button

7- In search of... - Fu Manchu (1996)

A banda de stoner rock respira automóveis. Muitas das músicas dos caras têm como tema, por exemplo, muscle cars. Aliás, se você curte um muscle car dos bons, dê uma conferida na coluna do André Deliberato, editor-assistente do WM1.

Muitos do discos do Fu Manchu têm carros na capa, mas In search of..., terceiro dos caras, é o campeão. Eles trazem para a gente os clássicos Mustang e Chevelle. Coisa mais linda. Se liga só:

Capa de In search of... é o reflexo da brutalidade do ótimo som do Fu Manchu
Crédito: Divulgação
toggle button

8- Pentastar: In the style of demons -- Earth

Dylan Carlson é uma lenda viva do grunge e do drone metal, subgênero do heavy metal. O músico é o líder incontestável do Earth. O projeto liderado por ele já lançou nove bolachas de estúdio, com destaque para Earth 2: Special Low Frequency Version The bees made honey in the lion's skull.

Pentastar: In the style of demons está longe de ser o melhor disco do Earth. Talvez seja dos mais fracos. No entanto, a capa arrebenta com um detalhe sacaninha de um Plymouth Barracuda 1970.

Traseira do Plymouth Barracuda em destaque na capa de Pentastar: In the style of demons
Crédito: Divulgação
toggle button

9- OK Go - OK Go (2002)

Um dos discos com carros icônicos na capa dos mais divertidos, OK Go é a bolacha de estreia da banda norte-americana. Com um som que remetia ao Weezer dos tempos de Blue album, o grupo de indie pop conquistou sólida legião de fãs.

A capa do disco do OK Go é de autoria do designer gráfico Stefan Sagmeister. Ele também trabalhou com artistas como Lou Reed, Jay Z e Rolling Stones.

O carro em destaque na capa é conhecido como "O tijolo voador". O Volvo 240 nasceu como um veículo familiar, mas os suecos, não contentes, meteram um 2.1 turbo que rendia 157 cv de potência no bicho. Com isso, o modelo ia de 0 a 100 km/h em 9 segundos.

O Volvo 240 Turbo reinou na Europa durante meados da década de 1980. O carro chegou a vencer o Campeonato Europeu de Turismo (ETCC) e o Deutsche Tourenwagen Masters (DTM). Muito brabo.

Essa facilidade de ser familiar e de atacar nas pistas do 240 Turbo faz lembrar o som do OK Go. A banda também consegue transitar entre a doçura e a agressividade com maestria.

"Tijolo voador", Volvo 240 ganhou corridas na ETC e na DTM
Crédito: Divulgação
toggle button

Bônus: Song 2 - Blur

É só o single da "música do woo-hoo", mas tinha que estar aqui na lista de discos com carros icônicos na capa. A gente não podia deixar passar esse Lincoln Continental 1973. Não mesmo.

Capa do single promocional japonês de Song 2, do Blur
Crédito: Divulgação
toggle button

E aí, esquecemos de quais discos com carros icônicos na capa? Conta para a gente nos comentários!

Comentários
Wid badge