Novo Citroën C3 terá opção de câmbio automático

Indicação aparece como "easter egg" em novo vídeo para revelar curiosidades sobre o desenvolvimento do modelo

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Novo Citroën C3 terá opção de câmbio automático
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Citroën divulgou na internet mais um vídeo (veja abaixo) com os detalhes da nova geração do compacto C3, que estreia no mercado automotivo brasileiro em junho. O material faz parte da websérie criada pelo fabricante para divulgar o novo Citroën C3.

Gravado na pista de testes da fábrica da Fiat em Betim (MG), o vídeo fala oficialmente do trabalho de calibração de suspensão do novo C3 para o Brasil e também de um dos equipamentos do compacto: o sistema multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Mas o grande destaque do vídeo é quase um easter egg: em tomadas internas, a Citroën deixa escapar a alavanca de câmbio e também a indicação "P" no painel digital. Sinal que é utilizado nos carros com câmbio automático para indicar a posição "Parking".

Foto 1
Alavanca de câmbio e indicação "P" no painel de instrumentos indicam haver câmbio automático
Crédito: Reprodução
toggle button

A grande questão é qual dos conjuntos motrizes automáticos da Stellantis que será escolhido para o novo Citroën C3. A opção mais óbvia é o veterano 1.6 EC5 combinado com um câmbio automático de seis marchas. De origem PSA, era utilizado no antigo C3 de 2ª geração e ainda marca presença no Peugeot 208 e no Citroën C4 Cactus. A alavanca de câmbio, pelo menos, aparenta ser a mesma do SUV compacto.

Mas o grupo industrial formado pela fusão das operações da PSA (Peugeot Citroën) e FCA (Fiat Chrysler) conta no Brasil com outras duas opções de conjuntos automáticos para compactos: os propulsores 1.0 turbo e 1.3 aspirado da família Firefly. Ambos são utilizados no SUV Fiat Pulse combinados com uma transmissão do tipo CVT.

Autodesk Vred Professional 2021.2 Citroën C3
Com perfil aventureiro, nova geração do Citroën C3 é bem diferente do carro europeu de mesmo nome
Crédito: Divulgação
toggle button

C3 aventureiro

Em sua 3ª geração no Brasil, o Citroën C3 se torna um carro totalmente diferente do seu equivalente europeu, cuja 3ª geração é feita desde 2016 sobre a plataforma PF1 do Peugeot 208 de 1ª geração.

O novo C3 brasileiro é um hatch aventureiro que usa uma variante simplificada da plataforma modular CMP (a mesma presente em sua especificação de topo no novo Peugeot 208). Traz suspensão elevada e que foi desenvolvido em parceria com o time de engenharia da Stellantis na Índia, onde o modelo também será fabricado.

O novo Citroën C3 será o primeiro projeto sobre a base CMP feito na fábrica brasileira de Porto Real (RJ). É também o primeiro automóvel da família C-Cubed, que deve incluir também um sedã compacto e um novo SUV feitos para mercados em desenvolvimento.

Confira o vídeo sobre o Citroën C3

Por Evandro Enochita