O que sabemos sobre a nova geração do Citroën C3?

Hatch da marca francesa já é produzido na fábrica da montadora e pode ser anunciado ainda no primeiro semestre

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Lucas Cardoso
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O Citroën C3 está perto de ganhar vida nova no Brasil. A produção da terceira geração do hatch já é feita em Porto Real (RJ) desde o início de março e a chegada é esperada ainda para este ano, talvez no fim desse primeiro semestre.

Desde meados do ano passado, informações sobre o hatch têm sido salpicadas aqui e ali. A confirmação efetiva da chegada foi divulgada em dezembro. A expectativa da marca era de que o lançamento ainda ocorresse no primeiro trimestre, mas a crise dos semicondutores teria afetado a produção, que atrasou.

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Separamos aqui alguns detalhes sobre o novo C3 que já sabemos sobre o carro.

Veja como será o novo Citroën C3

Plataforma

No fim de 2019, a fábrica de Porto Real, na região Serrana do Rio, recebeu investimento de pouco mais de R$ 220 milhões para produzir a plataforma CMP. Já utilizada no Peugeot 208 importado da Argentina, a base modular será usada no hatch da Citroën e permitirá ainda a produção de outros modelos de porte maior - as duas marcas francesas fazem parte do Grupo Stellantis.

C3 Base 2
Estrutura CMP usada para montar o C3 é produzida na fábrica Porto Real, na Região Serrana do Rio
Crédito: Divulgação
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Design e projeto do Citroën C3

Já se sabe que o modelo brasileiro terá visual similar ao C3 vendido no mercado indiano. O modelo faz parte do projeto C-Cubed que deve dar origem a outros dois modelos até 2024. Aliás, um vídeo produzido para o mercado da Índia tem sido usado pela própria Citroën para divulgar o carro por aqui.

C3 2
Visual do C3 que chegará ao nosso mercado é o mesmo visto no modelo anunciado para a Índia
Crédito: Divulgação
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O visual é bem acertado e lembra muito o que já é praticado pela marca no C4. A dianteira, por exemplo, tem conjunto de iluminação parecido com o sistema usado no irmão SUV, com iluminação dividida em duas porções.

O projeto, é claro, deve ter passado por ajustes para agradar ao público brasileiro, seja na parte visual, ou na questão dinâmica e na motorização. Segundo a própria Citroën, "sua concepção foi cuidadosamente pensada para oferecer um veículo de qualidade, conectividade e acessível no segmento B-hatch".

Tamanho

Ao longo dos últimos meses, a Citroën emitiu comunicados com detalhes de como será o novo C3. Em uma dessas "pílulas" de informação, a marca garantiu que o hatch terá capacidade para acomodar bem até cinco ocupantes. Isso não significa muita coisa, mas,  pelas medidas da versão indiana, o nacional pode ter entre-eixos de 2,54 mm, comprimento de 3,99 m, mais de 18 cm de altura em relação ao solo e porta-malas com 315 litros.

Se confirmadas, as medidas do modelo serão bem parecidas às do Hyundai HB20, que tem 300 litros de capacidade no porta-malas e entre-eixos de 2,53 m.

Conectividade

Confirmado pela marca mesmo está o sistema de entretenimento e multimídia do C3. De acordo com site da marca, o hatch terá uma central com tela de 10 polegadas que permite espelhamento sem fio para Android Auto e Apple Car Play.

O sistema tem proporção mais horizontal e fica em posição elevada no console. E se encaixa bem no design interior do modelo, que também já foi revelado pela marca francesa. O visual tem um ar "diferentão". O acabamento tem texturas variadas e mescla tons.

 Multimídia do modelo terá 10 polegadas e espelhamento sem fio para Android Auto e Apple Car Play
Interior Do C3
Legenda: Multimídia do modelo terá 10 polegadas e espelhamento sem fio para Android Auto e Apple Car Play
Crédito: Divulgação
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Sob o capô do novo Citroën C3

A motorização do C3 ainda é um mistério, mas há expectativa que o hatch chegue com opções aspiradas e turbo. Um dos propulsores esperados é o 1.0 Firefly, que também é usado nos Fiat Mobi e Argo - a marca italiana também pertence ao Grupo Stellantis. O motor entrega 77 cv de potência e 10,9 kgf.m de torque no Argo e pode ser a alternativa para os modelos de entrada.

Também pode fazer parte da linha o motor 1.6 quatro cilindros do atual Peugeot 208. Esse propulsor gera 118 cv e 15,5 kgf.m. Outra possibilidade, menos provável, é claro, seria o C3 ter alternativas com o 1.3 Firefly e o novo 1.0 turbo usado no Fiat Pulse.

Preço?

Esse aqui é o maior mistério de todos: o preço. A Citroën já declarou que o modelo virá para brigar entre os modelos mais acessíveis do mercado, então vamos considerar uma faixa de preço entre R$ 70 mil e R$100 mil. O teto seria o valor cobrado atualmente pela versão Shine, opção de entrada do C4 Cactus. Nessa faixa de valor e com uma boa lista de equipamentos, você toparia um C3 de nova geração?

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