Dizem que os fabricantes japoneses são discretos. Pode até ser, mas ninguém podem acusá-los de demorarem na renovação de seus produtos. Um exemplo é o Civic. O atual sedã médio da Honda foi lançado mundialmente em 2015, chegou ao Brasil no ano seguinte, mas já vai mudar. E a gente mostra as primeiras imagens do modelo.
As imagens foram retiradas de um vídeo que o fabricante postou em seu canal no YouTube. São apenas 15 segundos (veja abaixo) com ligeiros flashes de partes do novo Honda Civic. A marca japonesa promete para amanhã (terça-feira, 17/11) a apresentação oficial da 11a geração do carro.
Pelos registros, é possível notar que a Honda vai manter a estratégia de intercalar ousadia e tradição a cada mudança no sedã. Quem não lembra do New Civic de 2006? O carro chegou com design bastante arrojado para os padrões do segmento. Já a geração seguinte, de 2012, retornou a um desenho mais tradicional.
O mesmo parece ocorrer agora. Depois do Civic 10 de 2016, com visual futurista e traseira bastante ousada e com ares de fastback, o carro que se revela parcialmente neste vídeo mostra uma tendência para o tradicionalismo. As lanternas seguem um padrão horizontal, com as pontas que invadem as laterais e seções com filetes de Leds.
Já o farol é inclinado, mas tem contornos arredondados e não aparenta ter grandes firulas. As luzes diurnas de LEDs margeiam as partes superior e lateral externa do conjunto ótico.
O novo Honda Civic deverá ser lançado em mercados asiáticos e nos EUA em 2021. Para o Brasil, caso se confirme a tendência de rapidez da marca, o carro deverá chegar em 2022.
A questão é que a Honda agora foca em soluções para sua linha de compactos. A nova geração do Fit pode ser substituída por um hatch lançado na Tailândia e voltado para países emergentes - leia-se, mais barato de produzir. O City deve seguir o mesmo caminho.
E tem ainda o HR-V, cuja próxima geração virá maior para botar as manguinhas de fora no segmento de SUVs médios.