O novo Peugeot E-2008 foi lançado oficialmente no Brasil e o WM1 já teve a oportunidade de dirigir o modelo, em um breve contato, pelas ruas da cidade de São Paulo. O preço do SUV 100% elétrico, no entanto, ainda não foi revelado pela marca francesa do Grupo Stellantis. O preço do modelo deve ser revelado logo, junto com o lançamento do novo Peugeot 2008 movido a combustão.

O novo SUV 100% movido a bateria da Peugeot recebeu melhorias no design, tanto por fora como por dentro, na tecnologia e também na propulsão elétrica. O carro continua sendo montado na plataforma e-CMP e chega em versão única GT.
A potência máxima do SUV compacto 100% elétrico da Peugeot teve um aumento de 15%, passando de 136 cv para 158 cv de potência. Já o torque permaneceu o mesmo, ou seja, 26,5 kgf.m. A capacidade da bateria subiu de 50kWh para 54 kWh. Os ganhos de desempenho são complementados por um incremento da autonomia, que agora chega à máxima de 261 quilômetros segundo o PBEV do Inmetro.
O novo Peugeot E-2008 tem um carregador monofásico de 11 kW (superior ao anterior, que era de 7,4 kW), o que permite uma recarga rápida de 80% em até 30 minutos (estações de 100 kW).
No visual, o modelo estreia um novo para-choque dianteiro, marcado pela grade renovada com o logotipo do leão já no padrão mais recente, além das luzes diurnas redesenhadas, agora formando as três "garras do leão" de LED.
Mudaram também os faróis, que são do tipo Full LED, enquanto na traseira a novidade é a assinatura visual das lanternas. Novas rodas completam a atualização do SUV compacto da Peugeot.
Por dentro, além de novos materiais de acabamento e opções de cores para a iluminação da cabine, o E-2008 estreia um novo quadro de instrumentos com tela de 10 polegadas de alta definição, multimídia com tela de 10,3 polegadas sensível ao toque.
O carro também tem mais portas USB (três tomadas USB-C de série, uma à frente e duas atrás, além de uma tomada USB-A, na frente), carregador por indução mais potente (passou de 5W 15W) e câmeras com resolução melhorada. Destaque para o espelhamento sem fio dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, que permite conexão com os recursos do smartphone sem a necessidade de usar cabo.
Os bancos em couro Alcântara, agora com novo design, são bonitos e muito confortáveis. Apenas o banco do motorista, porém, tem regulagens elétricas.
O novo E-2008 traz de série o Peugeot Driver Assist, que nada mais é que um pacote muito completo de dispositivos de auxílio ao motorista. Esse pacote de sistemas de auxílio ao condutor amplia a proteção tanto para quem está a bordo quanto para quem está fora do veículo (outros automóveis, ciclistas e pedestres).
O pacote disponível no novo Peugeot E-2008 inclui Alerta de Ponto Cego, Alerta de Colisão, Frenagem de Emergência Automática, Auxílio de Farol Alto, Reconhecimento Automático de Sinalização de Velocidade, Detector de Fadiga, Piloto Automático Inteligente (ACC) e Alerta e Correção de Permanência em Faixa.
O novo Peugeot E-2008 tem três modos de condução: ECO, Normal e Sport. O botão de seleção dos modos de condução, porém, fica em um local não muito amigável do console central. O motorista precisa mover o braço muito para trás, com o cotovelo chegando a bater no descansa braço, para poder selecionar os modo de condução. Ele poderia ficar ao lado do botão de seleção de marchas, por exemplo.
Não espere acelerações vigorosas e muita emoção no modo ECO. Afinal de contas, como o próprio nome já diz, o modo ECO privilegia a economia da bateria, a otimização do consumo do carro elétrico. É ótimo para o uso racional no trânsito urbano, com aceleração progressiva e controlada, regeneração da bateria no nível máximo e conforto.
Já no modo de condução Normal, o carro fica mais esperto, entrega mais torque e potência, sendo um meio termo entre a economia de bateria e o desempenho, proporcionando mais conforto ao condutor e passageiros. Falando em conforto dos ocupantes, o isolamento acústico da cabine do novo E-2008 é muito bom.
No modo Sport, a entrega da potência do motor elétrico é total e o SUV 100% elétrico entrega uma condução muito gostosa e divertida, mas tenha em mente que a autonomia da bateria vai diminuir muito enquanto você se diverte acelerando. O SUV acelera de zero a 100 km/h em 8,9 segundos, um segundo mais rápido que o modelo anterior. Já a velocidade máxima é de 150 km/h, limitada eletronicamente.
A direção do novo Peugeot E-2008 é elétrica e com assistência variável. Na prática, é bastante leve e agradável. O volante com boa pegada, que tem regulagens manuais de altura e profundidade, deixa a condução do SUV elétrico muito confortável. Por diversas vezes é possível ficar na dúvida se você está guiando um SUV ou um hatch.
O acerto das suspensões, tipo Pseudo MacPherson na dianteira e Travessa Deformável na traseira, agradou bastante. O SUV não é nem muito rígido e nem muito molenga. Além disso, transitando pelas ruas esburacadas e com irregularidades de São Paulo, o carro não dá aquela batida seca e desconfortável, em situações mais extremas. Outro ponto positivo do novo Peugeot E-2008.
Neste primeiro contato breve, rodando poucos quilômetros pela cidade de São Paulo, o novo Peugeot E-2008 agradou bastante. Agora nos resta aguardar pelo preço para poder afirmar se o modelo poder ser, ou não, uma boa opção de primeiro SUV elétrico para ter na garagem.



Email enviado com sucesso!