O novo Peugeot 2008 foi oficialmente apresentado na Argentina. Em fase de pré-venda, nos dá muitas pistas de como será o modelo comercializado no mercado brasileiro. O lançamento, por lá, acontecerá em agosto - e logo depois deverá chegar por aqui.
Feito sobre a plataforma CMP (a mesma do hatch 208) na fábrica de El Palomar, o 2008 foi exibido com motor de três cilindros em linha com tecnologia MultAir de terceira geração e injeção direta. Com bloco 100% em alumínio e turbo, entrega 120 cv de potência a 5.750 rpm e torque de 20,4 kgf.m a 1.750 rpm. A transmissão é do tipo CVT com com sete marchas simuladas e três modos de condução - "manual", sport e drive (esta, para reduzir o consumo).
Com esse conjunto, o 2008 atinge a velocidade máxima de 190 km/h e zero a 100 km/h em 10,5 segundos. Já o consumo prometido no país vizinho é de 11,4 km/l na cidade e 17,8 km/l na estrada.
Na apresentação do carro a Peugeot destacou, ainda, o conteúdo com quatro airbags, faróis Eco-LED, o painel de instrumentos digital e as rodas de liga leve com aros de 17 polegadas.
O novo Peugot 2008 tem 4,30 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,55 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. É mais comprido, por exemplo, do que Chevrolet Tracker, Jeep Renegade, Volskwagen Nivus e T-Cross, Fiat Pulse e Citroën C3 Aircross. Apenas o Nissan Kicks tem o mesmo comprimento.
Já no entre-eixos supera supera quase todos estes concorrentes, exceto o Kicks (de novo), que tem 2,62 m, o T-Cross, com 2,65 m, e o C3 Aircross, com 2,67 m.
Ainda comparado com estes concorrentes, o porta-malas do Peugeot 2008 leva 434 litros e só acomoda menos bagagens que o C3 Aircross, cuja capacidade é de 493 litros. Por fim, nessa lista apenas o próprio C3 Aircross é mais leve que o Peugeot 2008 - 1.199 quilos contra 1.225 quilos. Todos os outros modelos são mais pesados.