Novo Renault Kangoo E-Tech chega ao Brasil

Nova geração do furgão de carga 100% elétrico completa 10 anos de mercado com ineditismos e preço reajustado: R$ 259.990

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Novo Renault Kangoo E-Tech chega ao Brasil
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Renault lança nesta quinta (5) no Brasil a nova geração do Kangoo E-Tech, 100% elétrico. Primeiro veículo comercial totalmente elétrico vendido no Brasil, desde 2013, o furgão chega como evolução da rede 100% elétrica E-Tech e auxilia na construção da estratégia de pós-vendas de EVs da Renault.

A marca enxerga o novo Kangoo como uma solução de mobilidade para empresas que têm objetivos de redução do impacto ambiental, por meio da eletrificação da frota. O preço sugerido é de R$ 259.990.

Com mais de 4,4 milhões de unidades produzidas em 50 países, o Kangoo é o veículo mais vendido do segmento na versão elétrica desde 2011. No Brasil, foi o pioneiro do segmento e líder até os dias atuais, com mais de 600 unidades comercializadas.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Como a Renault enxerga o Kangoo

"O Kangoo é um veículo emblemático para a Renault e, no Brasil, sua versão elétrica é reconhecida por grandes empresas que buscam atingir seus objetivos de descarbonização por sua praticidade, baixo custo de operação e por todo o suporte que a marca oferece", explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

"Essa nova geração chega para consolidar essa trajetória de sucesso", complementa o executivo.

Kangoo We
O Kangoo deve continuar reinando sozinho no segmento de furgões comerciais elétricos
Crédito: Divulgação
toggle button

Mecânica elétrica

O novo Kangoo E-Tech 100% elétrico é equipado com um motor de 90 kW (120 cv) e 25 kgf.m de torque. Tem uma nova bateria de íons de lítio de 45 kWh, composta por oito módulos independentes que, segundo a Renault, são "facilmente reparáveis".

Com isso, o furgão tem autonomia de 210 quilômetros segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), e alcance no ciclo urbano de até 329 quilômetros e de 300 quilômetros no ciclo combinado, de acordo com a norma SAE J1634 do Inmetro.

Comparada à geração anterior, a bateria tem maior capacidade (33 kWh X 45 kWh) e refrigeração líquida, o que ampliou a autonomia e permitiu o aumento da garantia, de cinco para oito anos.

De acordo com a Renault, o carro também oferece diversas opções de carregamento:

  • De 2,3 kW, que pode ser feito em tomadas domésticas;
  • Carregamento trifásico AC (corrente alternada) de 3,7 kW até 22 kW (inédito em modelos comerciais), que pode ser feito em postos públicos e wallboxes;
  • Carregador rápido DC de 80 kW (corrente contínua) para carregadores ultrarrápidos de rodovias.
  • A bateria leva 2h40 para passar de 15% a 80% quando conectada a um wallbox de 11 kW e menos de seis horas em wallboxes de 7,4 kW.

    Em tomada doméstica padrão ABNT de 220 Volts, com uso de um carregador portátil, comercializado separadamente como acessório, a bateria também pode ser recarregada, mas a Renault não divulgou em quanto tempo.

    Espaço e segurança

    O modelo oferece um espaço de carga de 4,3 m³, com carga útil máxima de 800 quilos e capacidade de reboque de 1.500 quilos.

    A porta lateral, deslizante, permite a acomodação de grandes objetos por ser extralarga. Segundo a Renault, o espaço de armazenamento traz dimensões generosas, de 2,20 m de comprimento, 1,50 m de largura e 1,30 m de altura.

    O acesso traseiro é feito por portas 1/3 – 2/3, que podem se abrir de 90° a 180°. O furgão vem com rodas de aço de 16 polegadas.

    Na parte de segurança, um sistema de supertravamento oferece um nível mais alto de proteção: os controles internos de destravamento das portas são ativados somente se a chave for usada. Desse modo, em caso de arrombamento da cabine, a área de carga permanece fechada.

    De série, o veículo tem quatro airbags, controles de tração e estabilidade (ESP) e assistente de partida em rampas. Além disso, a bateria é abrigada em uma estrutura de alta resistência e tem plug de desconexão do sistema de alta voltagem.

    Design funcional

    O design também é inédito e - na visão da marca - mais forte e funcional. A frente ficou mais vertical, com acabamento cromado entre a grade e o para-choques. As lâmpadas têm luzes diurnas em LED em forma de "C". Faróis de neblina de LED também estão disponíveis.

    Com o novo formato lateral de "ombros pronunciados", a Renault diz que o Kangoo E-Tech "rompe o design tradicionalmente quadrado de veículos comerciais". Repare que, de fato, as linhas horizontais e as portas traseiras são mais curvilíneas e inclinadas.

    A traseira do modelo tem proporções mais equilibradas. A bitola é mais larga para oferecer mais espaço de carga. O aspecto simplificado e as lanternas de LED dão um toque moderno. Os espelhos mais largos do que antes (+3,5 cm de comprimento e +2,2 cm de largura) melhoraram a visibilidade em 35%.

    Por dentro

    O carro também tem interior mais moderno e atualizado. O painel é mais horizontal, o volante é novo e os assentos foram totalmente redesenhados.

    Também houve melhora no nível do isolamento acústico, para uma experiência de condução mais silenciosa e menos cansativa.

    A acústica do sistema de som também foi aprimorada, com dois alto-falantes nos painéis das portas e mais dois na base do para-brisa.

    Outra novidade, esta em equipamentos, é o ar-condicionado digital automático com filtro de pólen integrado. Com um detalhe: as saídas de ar foram redesenhadas e agora permitem melhor distribuição dos fluxos laterais e centrais.

    Completinho

    O novo Kangoo E-Tech também é  equipado com o novo sistema multimídia Renault Easy Link e tela tátil de oito polegadas, embutida no painel e "tão fácil de usar quanto um smartphone".

    Compatível com Android Auto e Apple CarPlay, pode receber comandos de voz para acessar todas as funcionalidades da multimídia, como navegação e o sistema de entretenimento.

    Também é possível fazer e receber chamadas pelo volante e carregar o celular por uma tomada USB - mas ainda não há carregador de celular sem fio.

    Quão barato é ter um EV?

    De acordo com a Renault, o custo por quilômetro rodado do Kangoo E-Tech é de R$ 0,15 - bem inferior aos R$ 0,50 de um modelo similar à combustão. Além disso, o valor das seis primeiras revisões é 45% menor.

    Por fim, por ser elétrico, o modelo pode ter isenção de IPVA em alguns estados, bem como rodagem irrestrita em capitais que adotam rodízio veicular. São duas cores: branco Glacier e cinza Urban.