A marca enxerga o novo Kangoo como uma solução de mobilidade para empresas que têm objetivos de redução do impacto ambiental, por meio da eletrificação da frota. O preço sugerido é de R$ 259.990.
Com mais de 4,4 milhões de unidades produzidas em 50 países, o Kangoo é o veículo mais vendido do segmento na versão elétrica desde 2011. No Brasil, foi o pioneiro do segmento e líder até os dias atuais, com mais de 600 unidades comercializadas.
Como a Renault enxerga o Kangoo
"O Kangoo é um veículo emblemático para a Renault e, no Brasil, sua versão elétrica é reconhecida por grandes empresas que buscam atingir seus objetivos de descarbonização por sua praticidade, baixo custo de operação e por todo o suporte que a marca oferece", explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil."Essa nova geração chega para consolidar essa trajetória de sucesso", complementa o executivo.
Mecânica elétrica
O novo Kangoo E-Tech 100% elétrico é equipado com um motor de 90 kW (120 cv) e 25 kgf.m de torque. Tem uma nova bateria de íons de lítio de 45 kWh, composta por oito módulos independentes que, segundo a Renault, são "facilmente reparáveis".Com isso, o furgão tem autonomia de 210 quilômetros segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), e alcance no ciclo urbano de até 329 quilômetros e de 300 quilômetros no ciclo combinado, de acordo com a norma SAE J1634 do Inmetro.
Comparada à geração anterior, a bateria tem maior capacidade (33 kWh X 45 kWh) e refrigeração líquida, o que ampliou a autonomia e permitiu o aumento da garantia, de cinco para oito anos.
De acordo com a Renault, o carro também oferece diversas opções de carregamento:
- De 2,3 kW, que pode ser feito em tomadas domésticas;
- Carregamento trifásico AC (corrente alternada) de 3,7 kW até 22 kW (inédito em modelos comerciais), que pode ser feito em postos públicos e wallboxes;
- Carregador rápido DC de 80 kW (corrente contínua) para carregadores ultrarrápidos de rodovias.
Em tomada doméstica padrão ABNT de 220 Volts, com uso de um carregador portátil, comercializado separadamente como acessório, a bateria também pode ser recarregada, mas a Renault não divulgou em quanto tempo.
Espaço e segurança
O modelo oferece um espaço de carga de 4,3 m³, com carga útil máxima de 800 quilos e capacidade de reboque de 1.500 quilos.A porta lateral, deslizante, permite a acomodação de grandes objetos por ser extralarga. Segundo a Renault, o espaço de armazenamento traz dimensões generosas, de 2,20 m de comprimento, 1,50 m de largura e 1,30 m de altura.
O acesso traseiro é feito por portas 1/3 – 2/3, que podem se abrir de 90° a 180°. O furgão vem com rodas de aço de 16 polegadas.
Na parte de segurança, um sistema de supertravamento oferece um nível mais alto de proteção: os controles internos de destravamento das portas são ativados somente se a chave for usada. Desse modo, em caso de arrombamento da cabine, a área de carga permanece fechada.
De série, o veículo tem quatro airbags, controles de tração e estabilidade (ESP) e assistente de partida em rampas. Além disso, a bateria é abrigada em uma estrutura de alta resistência e tem plug de desconexão do sistema de alta voltagem.
Design funcional
O design também é inédito e - na visão da marca - mais forte e funcional. A frente ficou mais vertical, com acabamento cromado entre a grade e o para-choques. As lâmpadas têm luzes diurnas em LED em forma de "C". Faróis de neblina de LED também estão disponíveis.Com o novo formato lateral de "ombros pronunciados", a Renault diz que o Kangoo E-Tech "rompe o design tradicionalmente quadrado de veículos comerciais". Repare que, de fato, as linhas horizontais e as portas traseiras são mais curvilíneas e inclinadas.
A traseira do modelo tem proporções mais equilibradas. A bitola é mais larga para oferecer mais espaço de carga. O aspecto simplificado e as lanternas de LED dão um toque moderno. Os espelhos mais largos do que antes (+3,5 cm de comprimento e +2,2 cm de largura) melhoraram a visibilidade em 35%.
Por dentro
O carro também tem interior mais moderno e atualizado. O painel é mais horizontal, o volante é novo e os assentos foram totalmente redesenhados.Também houve melhora no nível do isolamento acústico, para uma experiência de condução mais silenciosa e menos cansativa.
A acústica do sistema de som também foi aprimorada, com dois alto-falantes nos painéis das portas e mais dois na base do para-brisa.
Outra novidade, esta em equipamentos, é o ar-condicionado digital automático com filtro de pólen integrado. Com um detalhe: as saídas de ar foram redesenhadas e agora permitem melhor distribuição dos fluxos laterais e centrais.
Completinho
O novo Kangoo E-Tech também é equipado com o novo sistema multimídia Renault Easy Link e tela tátil de oito polegadas, embutida no painel e "tão fácil de usar quanto um smartphone".Compatível com Android Auto e Apple CarPlay, pode receber comandos de voz para acessar todas as funcionalidades da multimídia, como navegação e o sistema de entretenimento.
Também é possível fazer e receber chamadas pelo volante e carregar o celular por uma tomada USB - mas ainda não há carregador de celular sem fio.
Quão barato é ter um EV?
De acordo com a Renault, o custo por quilômetro rodado do Kangoo E-Tech é de R$ 0,15 - bem inferior aos R$ 0,50 de um modelo similar à combustão. Além disso, o valor das seis primeiras revisões é 45% menor.Por fim, por ser elétrico, o modelo pode ter isenção de IPVA em alguns estados, bem como rodagem irrestrita em capitais que adotam rodízio veicular. São duas cores: branco Glacier e cinza Urban.
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