Novo Subaru WRX estreia motor turbo de 275 cv

Esportivo da marca japonesa chega à quinta geração e vai desembarcar no Brasil só no segundo semestre de 2022

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Novo Subaru WRX estreia motor turbo de 275 cv
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Um dos carros mais legais do mundo (sem ironias com as propagandas do Grupo Caoa) está em uma nova era. A Subaru acaba de apresentar a quinta geração do Impreza WRX. O esportivo ganhou novo motor turbo com maior potência e estreia equipamentos.

Subaru Wrx 2022 1600 02
Novo Subaru WRX tem faróis mais recortados e grade hexagonal
Crédito: Divulgação
toggle button

Uma das principais expectativas em relação ao esportivo sempre recai sobre a motorização. O novo Subaru WRX debuta o motor turbo 2.4 de 275 cv de potência e torque máximo de 35,7 kgf.m. A unidade segue a tradição: é um conjunto boxer - com quatro cilindros contrapostos -, só que com 5 cv a mais que o antigo 2.0.

A tradição também se faz presente na tração integral dos modelos da marca japonesa. Contudo, as versões com câmbio manual de seis marchas vêm dotadas de bloqueio eletrônico do diferencial central e sistema de distribuição de força por acoplamento viscoso. Nos modelos com caixa automática do tipo CVT, o sistema de tração integral é sob demanda, com modo de condução Sport com diferencial com escorregamento limitado e vetorização de torque.

Reforços

Subaru Wrx 2022 1600 1b
Esportivo da marca japonesa ganhou novo motor e passou por melhorias dinâmicas
Crédito: Divulgação
toggle button

Na parte estrutural, o novo Subaru WRX também recebeu aprimoramentos. Segundo o fabricante, o modelo usa a arquitetura Subaru Global Platform (que serve também ao utilitário esportivo XV) e a rigidez da carroceria foi aumentada em 28%. Já a suspensão (independente na frente e atrás) ganhou barra estabilizadora e nova calibragem no jogo Duplo A (braços sobrepostos) traseiro.

No desenho, as mudanças são sutis e o novo Subaru WRX mantém sua essência robusta e meio "bandida" no estilo. Os faróis estão mais esticados e recortados e o esportivo traz uma grade hexagonal maior na dianteira. A tomada de ar sobre o capô honra as origens.

Os para-lamas ganharam molduras trapezoidais. Já na traseira, as lanternas agora são triangulares. O modelo ainda é equipado com um aerofólio na tampa do porta-malas e com as também tradicionais quatro ponteiras do escapamento.

Na cabine, tons escurecidos e muitas partes com acabamento de fibra de carbono. O que mais chama a atenção é a central multimídia com generosa tela de 11,6" ao estilo tablet.

Quando vem para cá?

Subaru Wrx 2022 1600 25
Tela de 11 polegadas é um dos destaques do interior do novo Subaru WRX
Crédito: Divulgação
toggle button

O Grupo Caoa, representante da marca no Brasil, diz que o novo Subaru WRX ainda não está nos planos de comercialização da empresa. Porém, fontes dizem que o carro chega no segundo semestre de 2022. Antes, o fabricante vai estrear aqui a sua gama eletrificada, conforme já antecipamos aqui no WM1. O atual WRX é vendido aqui por R$ 303.900.

Comentários