Veja como calibrar os pneus antes de viajar

Aprenda como fazer a calibragem correta dos pneus para manter a eficiência e a segurança do seu automóvel

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André Deliberato
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Muita gente vai pegar a estrada para aproveitar as férias de julho. Além dos cuidados necessários com a manutenção, também é muito importante observar a condição e a pressão dos pneus antes de viajar. Mas como calibrar os pneus?

Calibrá-los corretamente é essencial para aumentar a durabilidade do conjunto e, principalmente, garantir a segurança do veículo. No entanto, a realidade é que boa parte dos motoristas brasileiros não têm o hábito de conferir a pressão daquele que é um dos principais itens de segurança, por ser a única parte do automóvel em contato com o piso.

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Além de dicas para conservar o equipamento e de como ler as "borrachas", vamos ajudar ainda mais e responder as cinco dúvidas para se ter a pressão ideal e mostrar como calibrar os pneus.

Como calibrar os pneus corretamente?

Isso vai variar de acordo com cada modelo. Para encontrar a informação que indica a calibragem, consulte o manual do carro. Com ele em mãos, encontre o capítulo que fala sobre os pneus e lá estará o número da calibragem.

Caso você não tenha mais o manual do carro disponível, a informação pode ser encontrada em outros lugares do veículo. Os mais comuns são: a tampa de combustível, na lateral da porta, na coluna B do automóvel, na tampa do porta-luvas ou mesmo nos próprios pneus.

O que significam as siglas de calibragem?

As montadoras utilizam três sistemas para especificar a calibragem nos carros. São eles: PSI (Pound Per Square Inch), BAR e kPA (Pascal SI – Sistema Internacional). Ao se deparar com ‘2.2/32’, por exemplo, essa é a calibragem.

O 2.2 significa a calibragem em BAR, método usado na Europa. Já o 32 seria o número em PSI, sistema usado no Brasil. Ou seja, quando você for calibrar o pneu, é o número que deve estar na máquina.

Quando e como calibrar os pneus?

A maioria dos motoristas não lembra de calibrar os pneus do carro. Quando lembram, fazem isso uma vez e ficam um longo período sem fazer uma nova calibragem, o que pode se tornar um problema com o passar do tempo.

O ideal é realizar a calibragem semanalmente ou, no máximo, a cada 15 dias. Além disso, é necessário calibrar o pneu antes de pegar a estrada, mesmo que faça menos de uma semana da última vez que a pressão foi verificada.

Pneus bem calibrados ajudam a economizar combustível
Crédito: Divulgação
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Mas existe alguma regra de como calibrar os pneus? Sim, é importante fazer a calibragem com os pneus frios, assim que você sair de casa pela manhã, por exemplo. Caso contrário, pare o carro e espere entre cinco e 10 minutos até as borrachas esfriarem um pouco.

Vale a pena calibrar os pneus com nitrogênio?

Sim, vale a pena. Diferentemente do ar comprimido, encher os pneus com nitrogênio é uma vantagem, pois ele mantém por tempo maior a pressão ideal, ou seja, não se dilata tanto. Além disso, o desgaste também é menor.

Mas como calibrar os pneus com nitrogênio? Nesse caso, é necessário ter alguns cuidados. O principal deles é encher sempre com os pneus frios. O ideal é o automóvel estar parado por, no mínimo, uma hora ou ter rodado menos de três quilômetros.

A calibragem muda conforme o peso no carro?

Sim, muda. Quanto mais pesado estiver o veículo (com malas ou pessoas), maior deverá ser a pressão nos pneus. Para saber a calibragem mínima e máxima, confira as informações contidas no próprio manual do carro ou nas outras etiquetas localizadas no veículo.

Lembre-se de calibrar o estepe!

A pressão do estepe deve ser verificada junto com a dos demais pneus
Crédito: Divulgação Ford
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Essa não é uma dúvida, mas sim um alerta para os motoristas: ao calibrar os pneus do veículo, lembre-se do estepe. Dependendo de onde ele fica localizado, sabemos o quanto é difícil para muitas pessoas, no entanto, é imprescindível calibrá-lo também.

Além disso, muitas pessoas pensam: por que calibrar um pneu que não estou utilizando? Ora, nunca sabemos quando vamos precisar e caso esse momento chegue, é importante que ele esteja calibrado. A propósito, já imaginou precisar e se deparar com ele murcho?

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