A primeira geração do Hyundai Veloster foi comercializada no Brasil entre 2011 e 2014, exclusivamente com o mesmo motor 1.6 aspirado de 128 cv do HB20. Se não impressionava pelo desempenho, tem até hoje fãs por conta do visual arrojado, mesclando características de hatch e cupê e por contar com três portas - duas no lado do motorista e uma no do passageiro.
No Salão do Automóvel de São Paulo de 2014, a marca sul-coreana chegou a expor a versão Turbo do Veloster, com propulsor 1.6 turbinado de 204 cv e 27 kgf.m, associado à transmissão manual de seis marchas ou automatizada de dupla embreagem e sete velocidades. Apesar de anunciar na ocasião planos para trazer o modelo ao Brasil, eles acabaram sendo engavetados por conta da alta do dólar e da crise econômica.
Agora, a Hyundai prepara, ao menos no exterior, o lançamento da segunda geração do modelo, que deverá estar em exibição no Salão de Detroit (EUA), em janeiro. Antes disso, a marca sul-coreana divulgou fotos de três unidades do modelo em uma pista de corrida, cobertos por uma camuflagem colorida não muito usual.
Apesar do disfarce, os protótipos revelam que o Veloster manterá as formas atuais em uma evolução de design, permanecendo, inclusive, com a configuração de três portas que fez a sua fama. Isso significa que a carroceria segue com o teto rebaixado na parte traseira, mas o desenho geral aparentemente tem formas mais afiadas e esportivas, enquanto os faróis têm luzes de LEDs.
Pelas pinças de freio vermelhas que aparecem nas imagens, são grandes as chances de os protótipos fotografados serem justamente da versão Turbo, que será posicionada entre a configuração de entrada, aspirada, e a topo de linha N, com preparação da divisão de alta performance da Hyundai.
Dados técnicos ainda são desconhecidos, mas a expectativa é de que o Turbo mantenha a configuração de motor 1.6, com potência pouco acima dos 204 cv atuais. A opção de entrada deve contar com o mesmo propulsor 2.0 aspirado de 163 cv do Elantra GT, enquanto a variante N provavelmente terá o mesmo trem de força do i30 N: 2.0 turbo de 275 cv na configuração mais forte, com transmissão manual.
Agora é aguardar a apresentação do novo Veloster em janeiro e torcer, se você é fã do carro, para ele, enfim, retornar ao Brasil, onde hoje só pode ser encontrado no mercado de usados.
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade