Hyundai i30 de 275 cv chega para desafiar Golf GTI

Versão N traz motor 2.0 turbo e suspensão rebaixada para enfrentar rival da VW. i30 também ganhou versão Fastback

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Redação WM1
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Depois de gerar expectativa com ‘teasers’ de protótipos acelerando em autódromos e de colocar dois deles na corrida das 24 Horas de Nürburgring, na Alemanha, finalmente a Hyundai acabou com o mistério e revelou por inteiro o primeiro modelo da sua divisão de alta performance N, equivalente da marca sul-coreana para a AMG, da Mercedes Benz, e a BMW M.

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Crédito: Divulgação

Trata-se do i30 N, baseado na terceira geração do hatch médio da Hyundai, que ainda não desembarcou no mercado brasileiro. Criado para disputar clientes na Europa com modelos como Volkswagen Golf GTI e Ford Focus ST, a novidade chega em duas versões, uma mais potente que outra, sempre com  motor 2.0 turbo, tração dianteira, câmbio manual de seis marchas e diferencial eletrônico para facilitar o contorno de curvas em alta velocidade.

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Crédito: hyundai-i30-n_6_0

A opção mais “mansa”do i30 N rende 250 cv de potência, enquanto a mais forte, equipada com o pacote opcional Performance, eleva a cavalaria a 275 cv. Ambas contam com 35,9 kgf.m de torque. De acordo com a Hyundai, o N menos potente é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 6,4 segundos, enquanto o topo de linha faz o mesmo em 6,2 segundos, com o controle de largada ativado. Os dois têm a velocidade máxima limitada em 250 km/h.

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Crédito: hyundai-i30-n_7_0

Todo o desenvolvimento do carro foi realizado em pistas de corrida, como a já citada Nürburgring, trazendo suspensões rebaixadas e calibradas para maior performance em "track days”. O i30 N conta com cinco modos diferentes de condução, que ajustam a resposta de amortecedores, assistência elétrica da direção e acelerador para uma condução mais econômica ou extremamente esportiva.

Como em esportivos recentes de outras marcas, o hatch da marca sul-coreana permite ajustar até o ronco do motor por meio de um botão, que altera o sistema de escapamento, variando o som conforme o gosto do cliente.

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Crédito: Divulgação

Visualmente, o i30 N é mais discreto que outros concorrentes, trazendo o emblema R na grade do motor, para-choques mais encorpados com detalhe vermelho na base e pinças de freio na mesma tonalidade. Preços ainda não foram anunciados, mas a novidade vai chegar às ruas ainda neste ano – o modelo não será comercializado nos Estados Unidos.

Fastback

Além de apresentar o i30 N, a Hyundai exibiu a versão Fastback do modelo, com traseira mesclando elementos de hatch e sedã, exibindo um visual mais esportivo e mantendo as quatro portas. A nova carroceria fará companhia ao i30 convencional e à sua variante Tourer, perua, recentemente revelada pelq montadora.

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Crédito: hyundai-i30-fastback_5_0

Além do desenho exclusivo da traseira, o i30 Fastback traz suspensões mais baixas e rígidas, assumindo o temperamento mais arisco. As opções de motor são 1.0 turbo de três cilindros e 120 cv, 1.4 turbo de 140 cv e 1.6 turbodiesel, com 110 cv ou 136 cv.

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Crédito: hyundai-i30-fastback_0

Com gasolina, a motorização de menor cilindrada é sempre acompanhada de transmissão manual de seis marchas, enquanto o motor maior pode ter câmbio manual ou automatizado de dupla embreagem e sete velocidades. Essas duas opções também estão disponíveis com motor diesel.

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Crédito: hyundai-i30-fastback_1_0

Assim como o i30 N, os preços ainda são mantidos em segredo, mas já se sabe que o Fastabck virá muito bem equipado, com frenagem automática de emergência, luz alta automática e assistente da permanência na faixa em todas as versões.

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