O livro dos Porsche... que não foram

Marca alemã lança publicação que mostra os carros-conceitos que jamais foram sequer revelados

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. O livro dos Porsche... que não foram
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Porsche acaba de lançar um livro de seus automóveis mais recentes que ficaram só no gostinho. A obra destaca 15 modelos diferentes que serviram como carros-conceito ou estudos de design, mas que jamais entraram em produção - recentemente, inclusive, você viu aqui cinco projetos de veículos que mereciam ganhar as ruas.

Porsche 919 Street (2)
Porsche 919 Street foi desenvolvido em 2017
Crédito: Divulgação
toggle button

No livro chamado Porsche Unseen (em tradução livre, "Porsche Nunca Visto"), a marca revela pela primeira vez estudos de design realizados entre 2005 e 2019, que até agora eram mantidos em segredo. São 15 carros diferentes divididos em temas: "Desenvolvimentos", "Pequenos Rebeldes", "Hipercarros" e "O que vem à frente?".

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Lançado pela editora Delius Klasing, o livro propõe aos fãs da marca uma visão dos bastidores da Style Porsche. Além disso, esses carros misteriosos poderão ser vistos ao vivo em breve, já que o fabricante promete que eles serão expostos no Porsche Museum, em Stuttgart (Alemanha), em 2021.

Veja alguns dos 'exercícios do design'

919 Street

Porsche 919 Street (1)
Entre os Porsche que não foram, o 919 Street, que era para ser uma versão acessível de um carro de corrida
Crédito: Divulgação
toggle button

O 919 Street, mock-up (modelo de argila em escala real) foi desenvolvido em 2017 com base na tecnologia usada no 919 Hybrid. A ideia era fazer um carro que proporcionasse a experiência das corridas de Le Mans acessível aos motoristas amadores. Tem carroceria de fibra de carbono e motor de 900 cv - o mesmo do 919 que venceu a tradicional prova automobilística.

Vision Spyder

Porsche Vision Spyder (1)
Roadster compacto buscou inspiração no 550-1500 RS da década de 1950
Crédito: Divulgação
toggle button

Com cockpit "raiz" , grade do radiador sobre o motor central, elementos gráficos vermelhos e barbatanas estilizadas na traseira, o Vision Spyder é um compacto que foi feito em 2019 como modelo estático em escala 1:1. Ele tem elementos de design que bebem na fonte do 550-1500 RS Spyder de 1954.

Modelo serviu de diretriz para a nova identidade visual da Porsche
Crédito: Divulgação
toggle button

Segundo a Porsche, esse carro-conceito compacto teve como principal objetivo desenvolver a nova identidade visual da marca a partir de então. E também inspirar um conjunto de ideias para futuros detalhes como, por exemplo, o santantônio.

Renndienst

Porsche Renndienst foi um exercício de carro familiar futurista da marca alemã
Crédito: Divulgação
toggle button

Já imaginou uma minivan da Porsche? Pois esse conceito estático de 2019 em tamanho real é, nas palavras da marca, "uma interpretação livre de um conceito familiar com espaço para até seis pessoas". O modelo parece um ônibus espacial futurista e tem motor 100% elétrico. Na cabine, assentos modulares com um banco central.

Nas revendas

O livro Porsche Unseen tem 328 páginas com fotos de Stefan Bogner e texto de Jan Karl Baedeker . A publicação ainda não tem preço definido, mas estará disponível nas concessionárias da marca e também à venda na loja virtual do Porsche Museum.

Livro estará disponível nas concessionárias e em loja virtual
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários