O canal de notícias da Webmotors

O Maserati criado a pedido do xá da Pérsia

Marca italiana celebra 60 anos do conversível 5000 GT, modelo exclusivo que se tornou o símbolo do prestígio da marca

por Renan Rodrigues

Há 60 anos, o Maserati 5000 GT foi a estrela incontestável do Salão do Automóvel de Turim. A marca agora comemora o aniversário desse icônico modelo. Criado a pedido do xá da Pérsia, Reza Pahlavi, o carro teve apenas 34 unidades produzidas.
Cada uma das unidades era única, já que atendia a pedidos dos clientes. Além disso, foram construídas por diversas empresas especializadas em carrocerias de ônibus na Itália.
Com motor Ferrari, Maserati mostra o Levante GTS

Ao longo de sua história vários clientes de prestígio. Entre eles, o príncipe Karim Aga Khan, o chefe da Fiat, Gianni Agnelli, o industrial Ferdinando Innocenti, o ator de cinema Stewart Granger e o presidente mexicano Adolfo López Mateos.

Encomenda especial

No entanto, o modelo só foi criado graças a Reza Pahlavi, o então xá da Pérsia, que acabou batizando o cupê. O líder do antigo reino que viria a se tornar o Irã havia testado um 3500 GT, mas solicitou maior desempenho, além de um novo desenho.

O motor do Maserati criado a pedido do xá da Pérsia era um V8, oriundo do 450S, um veículo de competição da marca. Porém, foi aumentado para quase 5.000 cm³ de cilindrada.
Veja modelos da Maserati 0km, seminovo e usado à venda no Brasil
O conjunto construído em alumínio foi equipado com comandos duplos, quatro carburadores Weber 45 DCOE, ignição mecânica Magneti Marelli, duas velas por cilindro e lubrificação por cárter seco.

A potência do Maserati 5000 GT era de 325 cv. Já a velocidade máxima declarada ficava entre 260 e 270 km/h.

Joia do passado

Se hoje a marca é prestigiada, muito se deve ao 5000 GT. Foi o modelo que provou a capacidade da Maseratti em criar um carro extremamente confortável combinado com desempenho emocionante e design único.
Aceleramos: Maserati Levante


Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas