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Quanto custa e quais os rivais do Citroën Basalt?

Levantamos todos os dados já conhecidos para saber qual faixa de mercado o novo SUV-cupê da Stellantis vai ocupar

por André Deliberato

Quarta-feira, 27/03, dia importante para a Citroën do Brasil, que revelou sua mais nova arma para a disputa do segmento que mais cresce no Brasil e no mundo: o de SUVs - nesse caso, compactos.
O Basalt é o terceiro modelo da família C-Cubed, já composta por C3 e C3 Aircross, mesmo sem o nome "C3". Ele chega ainda este ano para completar a trinca e reforçar os planos da marca do grupo Stellantis em nosso mercado.
Mas quanto ele vai custar? Qual faixa de mercado vai ocupar? Com quem vai disputar clientes? Em um exercício de imaginação - e também de apuração -, vamos responder a todas essas perguntas.

Preço do Basalt

O Basalt será uma espécie de "C3 Aircross acupezado", com todo o respeito a essa colocação. Isso significa que os carros devem compartilhar peças, externas e internas, motores e uma série de itens tecnológicos oferecidos pelo SUV de sete lugares.
O Aircross, hoje, tem versão promocional custando R$ 99.990, mas ocupa uma faixa de mercado com preços entre R$ 110 mil (na versão mais barata com cinco lugares) e R$ 136.590 (versão topo de linha com sete lugares).
Espere, portanto, por algo ligeiramente acima disso no caso do Basalt - que deverá ter proposta mais jovem e menos familiar, digamos assim.
Em nossas estimativas, o Basalt deve chegar por alto entre R$ 115 mil e R$ 140 mil.
Oferta Relacionada: Marca:CITROEN Modelo:C3-AIRCROSS

Os rivais do Citroën Basalt

Hoje, o único rival direto do carro por carroceria e proposta é o Fiat Fastback, que começa em - olha só - R$ 117.990.
O Fastback é o SUV-cupê da Fiat, feito sobre a plataforma do Pulse. Sim, Fastback e Basalt pertencem ao mesmo grupo de marcas, a Stellantis, e mesmo assim vão se enfrentar no acirrado segmento de SUVs compactos.
Mas não vão fazer isso sozinhos.
Pelo preço, o Basalt também vai acabar disputando clientes com o próprio Fiat Pulse (hoje, começa em R$ 103.990), Volkswagen Nivus (iniciais R$ 132.390), T-Cross (R$ 119.890) e Hyundai Creta (R$ 128.290), o líder entre os compactos, entre outros modelos dessa faixa de preço.

Como é o Basalt


A mecânica ainda não foi divulgada, mas não deve ser diferente do que já vimos em outros modelos do grupo Stellantis. O motor principal deve ser o 1.0 T270 flex, de 130 cv e 20,4 kgf.m de torque, também usado pelos Fiat Pulse, Strada e Fastback e pelo Peugeot 208. O câmbio deve ser do tipo CVT.
Não custa sonhar: é possível que algumas versões possam vir equipadas com o motor 1.3 GSE turbo flex, de 185 cv e 27,5 kgf.m de torque. Talvez até com uma pitada mais esportiva.
Em termos de tamanho, espere por algo como 4,30 metros de comprimento, 1,73 metro de largura e 2,67 metros de entre-eixos.
Isso faria ele ser mais curto e menos largo que o Fastback - que tem 4,42 m de comprimento e 1,77 de largura. Em compensação, o entre-eixos ficaria bem acima do "primo" da Fiat, que tem 2,53 metros.

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