O que aconteceu com o Tesla enviado ao espaço?

Lembra daquele Roadster solto por Elon Musk no universo em 2018? Segundo cientistas, ele está a milhões de km da Terra

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. O que aconteceu com o Tesla enviado ao espaço?
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Fãs de automóveis e adeptos de tecnologia devem se lembrar do Tesla enviado ao espaço em 2018. Falamos de uma unidade do Roadster, esportivo da marca californiana lançado no sistema solar por Elon Musk em 6 de junho daquele ano a bordo do foguete Falcon Heavy. Foi uma das mais chamativas transmissões globais já feitas - e também a primeira vez que um carro foi mandado para os céus.

Mas, afinal, o que aconteceu com o Tesla Roadster, o carro pessoal de Musk enviado ao espaço? Vale lembrar que a Falcon Heavy, aeronave que levou o carro para fora da Terra, foi uma expedição não tripulada lançada ao universo com o objetivo de aprimorar os estudos do foguete da empresa - que planeja, um dia, levar humanos a Marte.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Tesla enviado ao espaço: estado deplorável

Cientistas são unânimes a respeito da situação do carro atualmente: o estado de conservação, hoje, é deplorável. Estimativas dizem que o veículo está a milhões de quilômetros da Terra - perto de 372 milhões de km, segundo estudos. Atualmente está mais próximo de Marte (294 milhões de km) e do Sol (224 milhões de km).

Ainda de acordo com especialistas, a órbita ao redor do Sol do Tesla só passará próximo do planeta Terra perto do ano de 2091, mas dificilmente vai sobrar muita coisa do veículo para ser resgatada.

Tesla enviado ao espaço
Tesla enviado ao espaço: só o boneco do motorista recebeu "preparação"
Crédito: Divulgação
toggle button

Isso porque o Roadster não recebeu qualquer tipo de proteção especial. Apesar de o ambiente sem oxigênio evitar ferrugem da carroceria, raios infravermelhos e ultravioletas do Sol serão destrutivos - afinal, o carro não tem nossa atmosfera como escudo protetor.

Isso resulta no seguinte: a pintura vai perder a cor gradualmente; peças de plástico e fibra vão ficar quebradiças e os pneus de borracha devem congelar e se quebrar. Por fim, a radiação também deve destruir os circuitos eletrônicos - isso, obviamente, se nenhum asteroide ou meteorito colidir contra ele.

Tesla enviado ao espaço está a quase 372 milhões de quilômetros do planeta Terra
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários