O canal de notícias da Webmotors

Confira o que melhorou na nova Fiat Strada

Veja em quais quesitos segunda geração da picape mais vendida do país evoluiu. E também no que ela ainda pode progredir

por Renan Rodrigues

Nosso leitor conheceu por aqui todos os detalhes da nova Fiat Strada, seja em avaliação com as primeiras impressões ou vídeo com a picape. E recentemente também conhecemos seus preços - que começam em R$ 63.590 e terminam em R$ 79.990.
Agora vamos mostrar no que a picape compacta evoluiu  - e também no que ela ficou devendo. Vale lembrar que a Strada demorou a chegar às lojas devido à pandemia de coronavírus (o lançamento seria em abril).
Quer um carro novo? Corre pro Mega Feirão Webmotors

O que melhorou na nova Fiat Strada?

Design

Obviamente isso é um ponto subjetivo, mas na nossa visão o desenho da picape melhorou bastante. Com linhas inspiradas na irmã mais robusta, a Fiat Toro, a Strada passa até a impressão de ser muito maior do que realmente é. Ponto positivo para a Fiat.

Segurança

Nesse quesito é inegável o ganho. A nova Fiat Strada passa a ser feita sobre uma plataforma com 90% de aços de alta e ultra alta resistência, que, por si só, já é um avanço e tanto.
Porém, há ainda os obrigatórios controles de estabilidade e tração, além do sistema auxiliar de partida em rampa e quatro airbags. Na versão com quatro portas e cinco lugares, há os sistemas Isofix e Top Tether para fixação de cadeirinhas infantis. Nada disso estava disponível na antiga.

Nível de equipamentos

Desde a configuração de entrada, a nova Strada tem os itens citados acima. Porém, ainda recebe direção elétrica (nas 1.3), ar-condicionado, volante com ajuste de altura, computador de bordo, luzes diurnas, porta-escada, rodas de aço de 15 polegadas, cinto com ajuste de altura, preparação para som e caçamba com protetor, iluminação e tampa com alívio de peso.

Acredite, muitos desses itens eram opcionais ou só estavam presentes em versões mais caras da antiga Strada - que, vale sempre lembrar, continuará em produção na versão única Hard Working.
A topo de linha Volcano ainda é equipada com itens exclusivos, como faróis de LED, central multimídia com conexão sem fio e até câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro.

Qualidade do acabamento

O desenho do painel pode não ser dos melhores, já que é derivado de Uno e Mobi - e não de Argo e Cronos. Mas é fato que a qualidade dos materiais é muito superior aos da Strada de primeira geração. Não há rebarbas ou peças mal encaixadas.

Motor

Abandonar o motor E.torQ foi acertado. O 1.3 Firefly de 109 cv e 14,2 kgf.m com etanol (101 cv e 13,7 kgf.m com gasolina) compensa a diferença de potência em relação ao 1.8 e também é mais econômico.
Veja ofertas de Fiat Strada 0km, seminova e usada

Espaço

Seja para passageiros ou para carga, a nova Fiat Strada oferece mais espaço de maneira geral. A picape saiu dos 4,43 metros da geração anterior para 4,48 m, enquanto o entre-eixos pulou dos 2,71 m para 2,73 m. A largura cresceu consideravelmente, de 1,66 m para 1,73 m.

Além disso, as quatro portas nos modelos cabine dupla facilitaram a vida dos passageiros traseiros. A propósito: agora ela é homologada para cinco passageiros nesta configuração, em vez de quatro como anteriormente.

O que ainda pode melhorar?

Motorização

Claro, o motor 1.3 é uma excelente notícia, mas ele poderia estar presente em todas as versões. Além disso, a marca poderia ter adiantado a chegada dos motores turbo e o câmbio automático, itens que ficaram para depois - provavelmente, só em 2021.

Ergonomia

É muito mais fácil se achar na nova Fiat Strada, isso é inegável, mas há um erro grande ao não colocar ajuste de profundidade na coluna de direção. Há apenas regulagens de altura do banco do motorista, do cinto e do volante.

Painel de instrumentos

Herdado do Uno, o quadro de instrumentos é extremamente simples, apesar do display digital central de 3,5 polegadas. Até pode ser considerado uma melhoria em relação à Strada anterior, mas merecia ao menos um painel inspirado no Argo. Ou, quem sabe, um cluster digital de 8 polegadas como opcional na versão Volcano.

Assista ao vídeo com nosso 1º contato com a nova Fiat Strada

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas