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HEV, Omoda 5 pode rodar 1.000 km com um tanque só?

Híbrido pleno pode surpreender com consumo absurdo e mostrar que dá pra cruzar o Sudeste brasileiro sem abastecer

por André Deliberato

Rodar mais de mil quilômetros com um único tanque de combustível parece coisa de ficção, ainda mais para um carro híbrido pleno, sem ser plug-in (PHEV), conhecido como HEV. Mas o novo Omoda 5 foi capaz de transformar essa ideia em realidade. Não só na teoria: nós testamos isso na prática!
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O híbrido da Omoda, lançado no Brasil esta noite em duas versões, a Luxury, por R$ 159.990, e a Prestige, por R$ 184.990, foi posto à prova pela reportagem do WM1 na metade deste mês e conseguiu completar o trajeto entre Vitória (ES) e São Paulo (SP), com parada no Rio de Janeiro (RJ), sem precisar abastecer. Continue lendo para saber mais.

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Omoda 5, monstro da economia

O feito de sair de Vitória (ES) com tanque e bateria cheios e chegar a São Paulo (SP) sem precisar abastecer – são mais de 930 quilômetros – não só impressiona pelo consumo, mas também reforça o papel do modelo como símbolo de uma nova geração de carros urbanos: bonitos, bem construídos, completos e extremamente eficientes.
O Omoda 5 é um híbrido pleno do tipo HEV (Hybrid Electric Vehicle). Ou seja, combina motor 1.5 turbo a combustão de 135 cv de potência a um elétrico de 204 cv (são 224 cv de potência combinada), sem depender de recarga externa – assim como também faz seu principal rival, o Toyota Corolla Cross.
Em desempenho, segundo a Omoda, o SUV tem torque combinado de 30,1 kgfm e pode acelerar de zero a 100 km/h em 7,9 segundos. A velocidade máxima é 175 km/h.
Pode colocar no bloquinho de anotações: Jeep Compass, Volkswagen Taos, Caoa Chery Tiggo7, Ford Territory e o recém-lançado Renault Boreal são outros modelos que entram na lista de concorrentes.
O sistema inteligente da Omoda, chamado de SHS (de Super Hybrid System) alterna entre os dois modos de condução de forma automática: prioriza o motor elétrico em situações de baixa demanda e aciona o motor a combustão quando necessário.
Resultado? Um consumo médio que pode chegar a 25 km/litro, segundo dados divulgados pela fabricante.

Durante nosso teste, chegamos a números até superiores, de cerca de 27 km/l, principalmente em trechos urbanos. Já na Serra das Araras, em trechos de subida entre a baixada fluminense e a parte mais ao Sul do estado do Rio de Janeiro, o número encostou nos 18 km/l.
Na prática, isso significa que o tanque de 51 litros pode render cerca de 1.000 quilômetros de alcance. Nosso carro chegou a 965 quilômetros, mas outra unidade presente no desafio encostou nos 1.100 quilômetros –, como provado pela viagem entre as três capitais de ES, RJ e SP.
O trajeto, que incluiu trechos urbanos e rodoviários, foi vencido sem paradas para reabastecimento. Com folga para uma unidade, que rodou sem ar-condicionado o tempo todo; e no aperto, no caso da nossa, que veio o caminho inteiro com o ar ligado.
Contaremos isso um pouco mais abaixo.
Tudo com conforto, desempenho e estilo. O Omoda 5 é um carro de 4,45 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,59 m de altura e 2,61 m de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 372 litros.

Como é o Omoda 5

O Omoda 5 não é só econômico: também é bonito. O design arrojado, com linhas modernas e agressivas, e detalhes cromados, chama a atenção.
Por dentro, o acabamento surpreende: materiais de qualidade, painel digital, central multimídia com conectividade completa e bom espaço interno. Tudo isso com uma pegada tecnológica que agrada tanto quem busca sofisticação quanto quem valoriza praticidade.
Na estrada, o SUV se mostrou esperto e gostoso de guiar. A transição entre os modos de propulsão é suave, quase imperceptível, e o conjunto entrega respostas rápidas, mesmo em ultrapassagens ou subidas.
A suspensão é muito bem calibrada e garante estabilidade sem abrir mão do conforto. E o isolamento acústico também contribui para uma experiência de condução refinada.
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Outro ponto forte do SUV é a consciência ambiental. Por ser híbrido, o Omoda 5 emite menos poluentes e consome menos combustível, o que o torna uma escolha inteligente para quem se preocupa com o planeta.
Em tempos de transição energética e busca por alternativas sustentáveis, o modelo chega para se posicionar como opção viável e eficiente para o dia a dia nas cidades brasileiras.
O preço também surpreende. Por R$ 159.990 na versão de entrada, o Omoda 5 HEV entra no mercado como um dos híbridos mais acessíveis do país. E com um pacote de equipamentos bastante completo, que inclui assistentes de condução, câmera 360 graus e ar-condicionado digital, entre outros itens.

Quase não chegou

Sim, nosso carro quase não chegou. Mas chegou. Quando estávamos na Rodovia Presidente Dutra, já próximos a Arujá (SP), o tanque, que já estava na reserva e apontou alcance de até "40 quilômetros", mudou para o nível "baixo" e deixou de sugerir um número aproximado de autonomia.
No GPS, no entanto, faltavam 27 quilômetros até nosso ponto final – eram mais 20 de Dutra e outros sete de Marginal Tietê.
Decidimos arriscar. A ousadia foi reforçada quando um carro de apoio da Omoda, com tanque cheio e suporte em caso de necessidade, passou a nos "escoltar", ali entre o final da rodovia e o início da via marginal.
"Vão pela pista local, se houver pane seca é mais fácil de resolver”" foi a recomendação da assessoria da montadora.

Desobedecemos: a gente viu no painel do nosso Omoda 5 que, no trânsito da Marginal Tietê, o motor elétrico passou a dominar a condução – e, não, não dá para escolher um dos motores para ser o dominante por botão, configuração ou algo assim. Só é possível alternar entre os modos "sport" e "eco".
Com mais de "meio tanque" de bateria, acreditamos que daria para chegar.
Faltavam menos de 20 quilômetros – e isso para um carro que foi capaz de fazer mais de 25 km/l quase no percurso inteiro. Isso significa que precisávamos de menos de um litro de gasolina – ou pouco menos que duas garrafinhas de 600 ml de refrigerante.
Chegamos. Secos. No "cheiro". Mas chegamos.
"Ah, não fez 1.000 quilômetros com um tanque"! Não? Ficamos em segundo. O carro vencedor, que chegou 10 minutos antes, percorreu os mesmos 965 quilômetros que nós. E ainda tinha 131 quilômetros de autonomia no tanque.

Versões e preços Omoda 5:

Omoda 7 também tem preços revelados

O outro SUV híbrido da marca, o Omoda 7, também teve preço revelado na noite de hoje: R$ 254.990 na versão Luxury e R$ 279.990 na versão Prestige.
Diferentemente do modelo de teste, o Omoda 5, no Omoda 7 SHS-P a tecnologia de propulsão é híbrida plug-in, ou seja, uma fonte externa (tomada) é necessária para carregar a bateria de 18,4 kWh.
O motor é o 1.5 turbo de quatro cilindros a gasolina, já conhecido do Jaecoo 7.
O Omoda 7 mede 4,66 metros de comprimento, 2,70 metros de distância entre os eixos, 1,87 metro de largura e 1,67 metro de altura. O porta-malas tem capacidade para 550 litros.

O SUV aposta no alto nível de tecnologia. Um dos destaques é a tela de 15,6 polegadas com altíssima definição (ultra HD), que desliza do centro do painel e “corre” até ficar na frente do passageiro dianteiro.

Outro destaque é o sistema de fragrâncias, cuja intensidade (leve, média e alta) pode ser controlada pelos comandos do ar-condicionado. O sistema terá refil disponível nas concessionárias. Serão três perfumes, inicialmente.

Versões e preços Omoda 7:



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