HEV, Omoda 5 pode rodar 1.000 km com um tanque só?

Híbrido pleno pode surpreender com consumo absurdo e mostrar que dá pra cruzar o Sudeste brasileiro sem abastecer

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André Deliberato
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Rodar mais de mil quilômetros com um único tanque de combustível parece coisa de ficção, ainda mais para um carro híbrido pleno, sem ser plug-in (PHEV), conhecido como HEV. Mas o novo Omoda 5 foi capaz de transformar essa ideia em realidade. Não só na teoria: nós testamos isso na prática!

O híbrido da Omoda, lançado no Brasil esta noite em duas versões, a Luxury, por R$ 159.990, e a Prestige, por R$ 184.990, foi posto à prova pela reportagem do WM1 na metade deste mês e conseguiu completar o trajeto entre Vitória (ES) e São Paulo (SP), com parada no Rio de Janeiro (RJ), sem precisar abastecer. Continue lendo para saber mais.

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Omoda 5 (10)
O Omoda 5 é um SUV híbrido pleno (HEV) de porte médio rival de Toyota Corolla Cross, Jeep Compass e cia
Crédito: Marcelo Monegato/WM1
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    Omoda 5, monstro da economia

    O feito de sair de Vitória (ES) com tanque e bateria cheios e chegar a São Paulo (SP) sem precisar abastecer – são mais de 930 quilômetros – não só impressiona pelo consumo, mas também reforça o papel do modelo como símbolo de uma nova geração de carros urbanos: bonitos, bem construídos, completos e extremamente eficientes.

    O Omoda 5 é um híbrido pleno do tipo HEV (Hybrid Electric Vehicle). Ou seja, combina motor 1.5 turbo a combustão de 135 cv de potência a um elétrico de 204 cv (são 224 cv de potência combinada), sem depender de recarga externa – assim como também faz seu principal rival, o Toyota Corolla Cross.

    Em desempenho, segundo a Omoda, o SUV tem torque combinado de 30,1 kgfm e pode acelerar de zero a 100 km/h em 7,9 segundos. A velocidade máxima é 175 km/h.

    Pode colocar no bloquinho de anotações: Jeep Compass, Volkswagen Taos, Caoa Chery Tiggo7, Ford Territory e o recém-lançado Renault Boreal são outros modelos que entram na lista de concorrentes.

    O sistema inteligente da Omoda, chamado de SHS (de Super Hybrid System) alterna entre os dois modos de condução de forma automática: prioriza o motor elétrico em situações de baixa demanda e aciona o motor a combustão quando necessário.

    Resultado? Um consumo médio que pode chegar a 25 km/litro, segundo dados divulgados pela fabricante.

    O desenho do Omoda 5 é invocado - e o SUV pode fazer médias de 25 km/litro
    Crédito: Marcelo Monegato/WM1
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    Durante nosso teste, chegamos a números até superiores, de cerca de 27 km/l, principalmente em trechos urbanos. Já na Serra das Araras, em trechos de subida entre a baixada fluminense e a parte mais ao Sul do estado do Rio de Janeiro, o número encostou nos 18 km/l.

    Na prática, isso significa que o tanque de 51 litros pode render cerca de 1.000 quilômetros de alcance. Nosso carro chegou a 965 quilômetros, mas outra unidade presente no desafio encostou nos 1.100 quilômetros –, como provado pela viagem entre as três capitais de ES, RJ e SP.

    O trajeto, que incluiu trechos urbanos e rodoviários, foi vencido sem paradas para reabastecimento. Com folga para uma unidade, que rodou sem ar-condicionado o tempo todo; e no aperto, no caso da nossa, que veio o caminho inteiro com o ar ligado.

    Contaremos isso um pouco mais abaixo.

    Tudo com conforto, desempenho e estilo. O Omoda 5 é um carro de 4,45 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,59 m de altura e 2,61 m de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 372 litros.

    O Omoda 5 EV é a alternativa elétrica do SUV médio - e chegou ao nosso mercado antes do híbrido
    Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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    Como é o Omoda 5

    O Omoda 5 não é só econômico: também é bonito. O design arrojado, com linhas modernas e agressivas, e detalhes cromados, chama a atenção.

    Por dentro, o acabamento surpreende: materiais de qualidade, painel digital, central multimídia com conectividade completa e bom espaço interno. Tudo isso com uma pegada tecnológica que agrada tanto quem busca sofisticação quanto quem valoriza praticidade.

    Na estrada, o SUV se mostrou esperto e gostoso de guiar. A transição entre os modos de propulsão é suave, quase imperceptível, e o conjunto entrega respostas rápidas, mesmo em ultrapassagens ou subidas.

    A suspensão é muito bem calibrada e garante estabilidade sem abrir mão do conforto. E o isolamento acústico também contribui para uma experiência de condução refinada.

    Outro ponto forte do SUV é a consciência ambiental. Por ser híbrido, o Omoda 5 emite menos poluentes e consome menos combustível, o que o torna uma escolha inteligente para quem se preocupa com o planeta.

    Em tempos de transição energética e busca por alternativas sustentáveis, o modelo chega para se posicionar como opção viável e eficiente para o dia a dia nas cidades brasileiras.

    O preço também surpreende. Por R$ 159.990 na versão de entrada, o Omoda 5 HEV entra no mercado como um dos híbridos mais acessíveis do país. E com um pacote de equipamentos bastante completo, que inclui assistentes de condução, câmera 360 graus e ar-condicionado digital, entre outros itens.

    O Jaecoo 7 é outro SUV com o sistema "Super Híbrido" e capaz de rodar mais de 1.000 quilômetros
    Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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    Quase não chegou

    Sim, nosso carro quase não chegou. Mas chegou. Quando estávamos na Rodovia Presidente Dutra, já próximos a Arujá (SP), o tanque, que já estava na reserva e apontou alcance de até "40 quilômetros", mudou para o nível "baixo" e deixou de sugerir um número aproximado de autonomia.

    No GPS, no entanto, faltavam 27 quilômetros até nosso ponto final – eram mais 20 de Dutra e outros sete de Marginal Tietê.

    Decidimos arriscar. A ousadia foi reforçada quando um carro de apoio da Omoda, com tanque cheio e suporte em caso de necessidade, passou a nos "escoltar", ali entre o final da rodovia e o início da via marginal.

    "Vão pela pista local, se houver pane seca é mais fácil de resolver”" foi a recomendação da assessoria da montadora.

    O Omoda 7 (à esquerda) e o Omoda 5 (direita) são os mais novos lançamentos da empresa chinesa
    Crédito: Marcelo Monegato/WM1
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    Desobedecemos: a gente viu no painel do nosso Omoda 5 que, no trânsito da Marginal Tietê, o motor elétrico passou a dominar a condução – e, não, não dá para escolher um dos motores para ser o dominante por botão, configuração ou algo assim. Só é possível alternar entre os modos "sport" e "eco".

    Com mais de "meio tanque" de bateria, acreditamos que daria para chegar.

    Faltavam menos de 20 quilômetros – e isso para um carro que foi capaz de fazer mais de 25 km/l quase no percurso inteiro. Isso significa que precisávamos de menos de um litro de gasolina – ou pouco menos que duas garrafinhas de 600 ml de refrigerante.

    Chegamos. Secos. No "cheiro". Mas chegamos.

    "Ah, não fez 1.000 quilômetros com um tanque"! Não? Ficamos em segundo. O carro vencedor, que chegou 10 minutos antes, percorreu os mesmos 965 quilômetros que nós. E ainda tinha 131 quilômetros de autonomia no tanque.

    Versões e preços Omoda 5:

    • Luxury R$ 159.990
    • Prestige R$ 184.990
    • Omoda 7 também tem preços revelados

      O outro SUV híbrido da marca, o Omoda 7, também teve preço revelado na noite de hoje: R$ 254.990 na versão Luxury e R$ 279.990 na versão Prestige.

      Diferentemente do modelo de teste, o Omoda 5, no Omoda 7 SHS-P a tecnologia de propulsão é híbrida plug-in, ou seja, uma fonte externa (tomada) é necessária para carregar a bateria de 18,4 kWh.

      O motor é o 1.5 turbo de quatro cilindros a gasolina, já conhecido do Jaecoo 7.

      O Omoda 7 mede 4,66 metros de comprimento, 2,70 metros de distância entre os eixos, 1,87 metro de largura e 1,67 metro de altura. O porta-malas tem capacidade para 550 litros.

      O SUV aposta no alto nível de tecnologia. Um dos destaques é a tela de 15,6 polegadas com altíssima definição (ultra HD), que desliza do centro do painel e “corre” até ficar na frente do passageiro dianteiro.

      Outro destaque é o sistema de fragrâncias, cuja intensidade (leve, média e alta) pode ser controlada pelos comandos do ar-condicionado. O sistema terá refil disponível nas concessionárias. Serão três perfumes, inicialmente.

      Versões e preços Omoda 7:

      • Luxury R$ 254.990
      • Prestige R$ 279.990
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