Novas marcas se juntarão à "invasão chinesa" no mercado automotivo brasileiro. Trata-se da Omoda & Jaecoo, que estão oficialmente prontas para dar o pontapé inicial em suas operações no Brasil.
A fabricante e distribuidora global de veículos, sediada em Wuhu, na província de Anhui, na China, pretende globalizar suas duas novas marcas automotivas.
A companhia aposta no desenvolvimento e na oferta de sedãs, SUVs e outros tipos de veículos automotores para conquistar espaço no mercado internacional.
Embora estejam ligadas ao Grupo Chery, as marcas Omoda & Jaecoo operam de forma independente no Brasil e não têm relação com o grupo Caoa. Isso significa que a estratégia, a rede de concessionárias e o posicionamento de mercado seguirão um caminho distinto no país.
Para estruturar o início de vendas no país, a marca já nomeou mais de 30 grupos representantes para sua rede de concessionárias. Estes grupos atuarão em 17 estados e cerca de 40 cidades, totalizando mais de 50 lojas personalizadas com a identidade visual O&J.
As obras nas concessionárias começaram em dezembro de 2024, e as primeiras lojas deverão ser entregues já em março. Todas as unidades contarão com estrutura completa de pós-venda e serviços para os clientes.
Entre os nomes confirmados na rede estão grandes grupos como Amazonas, Andreta, Barigui, Carrera, Euroamericas, Felice, Germânica, Marajó, Primavia, Sinal e Toriba.
A chegada da O&J ao Brasil não é só uma expansão, mas um projeto estratégico. A marca pretende estabelecer um fluxo de margens e volumes adequados por região, equilibrando oferta e demanda.
O pontapé inicial da marca no país será com dois modelos: Omoda 5 e Jaecoo 7.
O Omoda 5 será oferecido em versões híbrida e 100% elétrica. A opção híbrida deve utilizar o mesmo motor 1.5 turbo presente em modelos da Caoa Chery, como Tiggo 5X, Tiggo 7 Pro e Arrizo 6.
Já a versão elétrica se diferencia pelo design exclusivo, com dianteira diferente e grade totalmente fechada.
O Jaecoo 7, por sua vez, terá um posicionamento mais premium, embora compartilhe motorização com os modelos da Omoda. O modelo promete um acabamento mais sofisticado e foco em consumidores de poder aquisitivo mais alto.
Além desses dois primeiros SUVs, a O&J já confirmou que pretende trazer para o Brasil os modelos Omoda 3, Omoda 7, Jaecoo 5 e Jaecoo 8. Todos com alguma forma de eletrificação, seja em configuração híbrida ou totalmente elétrica.
A Omoda & Jaecoo tem planos ambiciosos para o Brasil. Com um crescimento gradual, a meta é chegar a 70 concessionárias até o final de 2025 e 150 até 2028. Esse avanço permitirá maior capilaridade e pós-venda mais eficiente nas diversas regiões do país.
Conforme antecipado pelo WM1, o plano da marca também inclui a fabricação nacional dos modelos, prevista para começar em 2025. Também está no cronograma a introdução de novos veículos ao portfólio.



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