As vendas de abril caíram consideravelmente, como era de se esperar, devido à crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Mas vale salientar que há uma estimativa de que esse número poderia ser pelo menos 30% melhor (ou menos pior), já que muitos carros deixaram de ser emplacados pela simples falta de oferta do serviço.
Segundo relatório divulgado nesta segunda (4) pela Fenabrave (Associação das concessionárias), a queda é de 76% se comparada aos números do mesmo mês de 2019 - isso quando consideramos todo o mercado de carros, comerciais leves, motos, caminhões e ônibus.
Na comparação com o mês de março, que já havia registrado queda ante fevereiro, o número final de abril foi 66% menor.
Abaixo, seguimos com nosso ranking tradicional: apontamos quem foi o líder das cinco principais categorias do mercado nacional de carros, hatches, sedãs, SUVs, picapes e esportivos.
A arrancada do Hyundai HB20 na primeira quinzena de abril, que fez o hatch da marca sul-coreana assumir a primeira colocação do mercado, não foi suficiente para fazê-lo terminar o mês com a medalha de ouro. Nesta última quinzena, ele vendeu menos que o Chevrolet Onix e acabou ficando com a medalha de prata.
Portanto, o Onix reassumiu a primeira posição no geral e vendeu 3.319 unidades em todo o mês de março. O Hyundai HB20 terminou o mês com 2.837 licenciamentos. Já a terceira posição ficou com o Ford Ka, que teve 1.842 registros.
O Onix Plus manteve o posto de sedã mais vendido do Brasil desde que assumiu a liderança da categoria, em novembro do ano passado - mesmo neste mês de queda brusca. Também se reafirma como segundo carro mais vendido de todo o mercado.
Em abril foram 2.223 licenciamentos - embora seja sempre importante registrar que a Fenabrave contabiliza a nova geração e também o antigo Prisma, agora chamado Joy Plus - que responde por 20% das vendas totais.
Na lista de carros com três-volumes, o segundo colocado foi o Toyota Corolla, que vendeu 1.335 unidades, e o terceiro foi o Ford Ka Sedan, com 924 emplacamentos no mês passado.
No segmento mais disputado do Brasil (e quiçá de todo o mundo), que vira e mexe troca de líder, quem terminou abril na frente foi o recém-chegado Chevrolet Tracker, Lançado em março com a promessa de assumir a medalha de ouro da categoria, obteve 1.395 registros de vendas no mês passado.
Na prática, a Chevrolet - que também é líder de vendas entre as marcas no país - garantiu a liderança das três principais categorias (hatches, sedãs e SUVs) em abril.
Na segunda colocação ficou o Jeep Renegade, o líder de março, que terminou abril com 1.155 registros. Já o terceiro colocado foi o "irmão maior" Compass, com 1.095 emplacamentos, seguido por um surpreendente novo Renault Duster (1.015) e Volkswagen T-Cross (998 unidades).
A Toyota Hilux surpreendeu e foi a picape mais vendida de abril, batendo as principais rivais, depois de meses de domínio da Fiat Strada - que recentemente ganhou uma nova geração. Foram 1.762 unidades emplacadas da picape da Toyota em abril.
Na segunda colocação vem a Fiat Toro, com 1.713 unidades, e depois a Strada em terceiro, com 1.630 licenciamentos. A Chevrolet S10 foi a quarta, com 1.100 registros, seguida pela Volkswagen Saveiro, a quinta no mês passado, com 1.090 vendas registradas pela Fenabrave.
Quem segue na liderança do segmento é o Porsche 911, que teve 45 unidades vendidas no mês passado. O segundo colocado foi o Porsche Boxster, com 15 emplacamentos, e o terceiro foi o Ford Mustang, com 12 registros.
No acumulado do ano, o 911 lidera com 312 unidades, seguido por Mustang (137) e Boxster (128). Sensação do ano passado, o BMW Z4 segue na quarta colocação: vendeu apenas 3 unidades em abril (4ª colocação no mês) e também ocupa a quarta posição no ranking anual (63 unidades).
É importante destacar que nessa categoria leva-se em conta somente modelos "nascidos" esportivos. Não se consideram, por exemplo, versões esportivas de carros que já existem, como BMW M3, Renault Sandero RS ou Audi RS6, entre outros.



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