Se você é um comprador racional, a revenda certamente é um dos fatores decisivos na hora da escolha por um carro. É claro que ninguém compra um modelo pensando em vender, mas é importante saber que você não terá prejuízo no futuro.
O mercado de seminovos e usados no ano passado negociou pouco mais de 10 milhões de carros e comerciais leves, segundo dados da Fenabrave. Desse total, alguns modelos se saíram melhor e, por isso, podem ser considerados boas opções na hora da revenda.
A maioria desses representantes tem longa trajetória no mercado nacional e sustenta uma boa reputação. Confira a lista com os cinco modelos mais negociados no ano passado.
No mesmo ano em que teve decretado seu fim, o icônico Volkswagen Gol também figurou no posto mais alto entre os carros usados mais negociados. De acordo com dados da Fenabrave, foram vendidas mais de 70 mil unidades do hatch.
Com uma longa trajetória, o dois volumes se destacou como um modelo confiável, bom de dirigir e de baixo custo de manutenção. Por isso, faz sentido ele estar no topo do ranking. Ao longo da sua trajetória, a motorização mais popular no Gol foi o motor 1.0 Flex EA-111. O propulsor começou a ser usado em 1996 e rendia nessa primeira leva 62,5 cv ao hatch.
O Fiat Palio é outro modelo com uma longa história e que segue forte no mercado. Lançado em 1996, o hatch ficou na segunda colocação do ranking de usados do ano passado. Assim como o Gol, o dois volumes italiano também se aproveita da mecânica robusta, adquirida ao longo dos anos de trajetória, e da ampla oferta de peças.
Atrás do irmão Palio, o Fiat Uno foi o terceiro usado mais vendido no ano passado. Fora de linha desde 2021, o modelo é outro hatch avaliado positivamente por sua mecânica confiável, pela manutenção barata e ainda pelo seu espaço interno.
Atualizado para a segunda geração em 2011, o hatch deu um salto de qualidade, de tamanho e de acabamento. A mecânica também melhorou nos últimos anos com a chegada da família Firefly de motores 1.0 e 1.3, de três e quatro cilindros, respectivamente.
Mais novo entre os rivais, o Chevrolet Onix nunca fez feio nas revendas. O modelo, que ficou em quarto no ranking de usados de 2022, costuma ser vendido rapidamente pelos proprietários. A baixa desvalorização do hatch é, certamente, um dos seus pontos fortes.
O modelo ainda é tido como um carro robusto e capaz no quesito espaço interno. Na geração atual, lançada no fim de 2019, o hatch passou a ter 2,55 m de entre-eixos e 275 litros de capacidade do porta-malas. A mecânica dessa linha é feita pelo motor turbo 1.0, capaz de render até 116 cv, ou pelo 1.0 aspirado, de 82 cv.
Famoso por perder pouco ou quase nada do seu valor na revenda, o Corolla é uma ótima aposta para quem não quer perder dinheiro. O sedã da Toyota foi o quinto carro mais negociado em 2022 e isso certamente tem a ver com essa qualidade. A confiabilidade da Toyota e a fama de carro resistente também contribuíram para isso.
O Corolla entrega ainda um acabamento caprichado, bom nível de equipamentos de segurança e espaço interno amplo. O sedã é, sem dúvida, uma alternativa interessante para quem tem família grande.