O canal de notícias da Webmotors

Pedestre morre atropelada por Uber autônomo

Morte seria a primeira de pedestre em acidente com carro que anda sozinho. Uber não teria culpa, mas suspendeu testes

por Redação WM1

A Uber suspendeu temporariamente seus testes com unidades do Volvo XC90  adaptadas para condução autônoma nos Estados Unidos após um desses veículos se envolver em acidente que deixou uma pedestre morta. O caso, registrado nesta segunda-feira (19) na cidade de Tempe, no Arizona, seria o primeiro com morte de pedestre envolvendo veículos autônomos.


De acordo com o jornal "The New York Times", o acidente fatal aconteceu quando a pedestre atravessou a rua fora da faixa, enquanto o SUV da Uber estava no modo autônomo, com um motorista de carne e osso pronto para assumir o volante em caso de emergência.


De acordo com relato do chefe de polícia local ao "San Francisco Chronicle", com base em um vídeo da colisão e outro, feito de dentro do veículo, mostrando o motorista, o carro autônomo não teve culpa na fatalidade. Segundo a autoridade, "está bem claro que seria difícil evitar essa colisão tanto no modo autônomo tanto quanto com um motorista no comando, baseado na forma como ela saiu das sombras diretamente na avenida".


A suspensão preventiva dos testes da Uber não aconteceu apenas na região do Arizona, como também em outras grandes cidades onde a companhia mantém carros autônomos experimentais, como San Francisco, Pittsburgh e Toronto, no Canadá.


Por meio de nota, a empresa prestou condolências à família da vítima e disse que "está colaborando integralmente com as autoridades locais na investigação deste incidente".


Em março do ano passado, outro Volvo da Uber se envolveu em um acidente em Tempe e chegou a tombar de lado, sem deixar feridos com gravidade. Na ocasião, a polícia concluiu que o veículo autônomo não teve responsabilidade na batida - apesar disso, na época a Uber também suspendeu os testes de forma temporária.


Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas