As picapes Tesla Cybertruck e sua provável irmã menor, a Cybercat, ainda estão em fase de testes de desenvolvimento e só deverão ser lançadas no ano que vem. Há grandes expectativas em torno dos dois modelos, que terão propulsão 100% elétrica e prometem ser uma revolução em aspectos como tempo de recarga e autonomia. Enquanto as novidades não chegam, surge uma nova hipotética aplicação para a Cybercat: um inventor americano projetou uma adaptação para que a picape se tornasse um catamarã!

A criação é do engenheiro mecânico Anthony Diamond, que bolou um esquema no qual a picape já viria com um "kit" que pode ser guardado em sua própria caçamba e montado por uma única pessoa. A picape seria a "embarcação" e, em cada um dos seus lados, seriam instalados os flutuadores.
Segundo Diamond, na água a Cybercat chegaria à velocidade máxima de 22 nós - uns 40 km/h - e uma versão mais rápida, chamada de Cybercat Foiler, poderia alcançar os 35 nós - 60 km/h. A autonomia nessa condução severa não foi divulgada, mas o engenheiro diz que, em velocidade de cruzeiro suave, em torno dos cinco nós ou 10 km/h, as duas teriam uma autonomia de cerca de 185 quilômetros. A propulsão seria fornecida por motores externos, conectados à propulsão elétrica original da picape.
Nas imagens pode parecer uma adaptação algo tosca ou uma tremenda viagem na maionese, mas Anthony Diamond está confiante na viabilidade comercial do projeto e, inclusive, já abriu um esquema de pré-reservas para os interessados. Será que a ideia vai navegar em águas calmas ou afundar? A conferir!



Email enviado com sucesso!