Placa do Mercosul chega ao Brasil

Rio de Janeiro é o primeiro Estado a usar o novo padrão

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Placa do Mercosul chega ao Brasil
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Rio de Janeiro se tornou o primeiro Estado no Brasil a oferecer as novas placas no padrão do Mercosul. O modelo já é utilizado na Argentina e Uruguai. A novidade foi apresentada em cerimônia especial com a presença do Ministro das Cidades, Alexandre Baldy, e do Governador do Estado, Luiz Fernando Pezão.

Todos os Detrans estão em fase de homologação para introdução do modelo, assim que essa fase passar, a placa pode ser oferecida. Segundo o Ministro, o principal objetivo é contribuir com a segurança pública. “Esperamos que essa nova tecnologia da placa possa encerrar, definitivamente, as fraudes e clonagens de veículos. Será um grande avanço para as polícias, que terão meios mais eficientes para o rastreamento. E conseguimos, aqui no Rio de Janeiro, implementar isso tudo e oferecer a nova placa pelo mesmo preço da atual”, ressaltou.

 Placa Mercosul homenageará o Rio de Janeiro
Diplomatico Img 7005
Legenda: Placa Mercosul homenageará o Rio de Janeiro
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A nova placa oferece diversos itens de segurança, um deles é o QRCode, além de previsão de instalação de chip. Outros itens de segurança são a faixa holográfica, código bidemensional, ondas sinusoidais e marca d'água. Há ainda o emblema do Mercosul, o nome e bandeira do páis, além do domicílio de registro, contento UF e município.

A troca pela nova placa não será obrigatória. Aqueles que quiserem trocar a placa, poderão procurar o Detran e pagar pela troca. Quem realizar operações que obriga a troca, receberão o modelo Mercosul. As operações que obrigam a troca de placa são: emplacamento de carro novo, transferências de propriedade ou jurisdição e município. Segundo o Detran, não há preço fixo para a nova placa, no Rio de Janeiro o valor antigo foi mantido (R$ 219,35).

 Fiat Cronos com a placa Mercosul, mas da Argentina.
Fiat Cronos
Legenda: Fiat Cronos com a placa Mercosul, mas da Argentina.
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários