O canal de notícias da Webmotors

Polo tem nova ameaça e Volkswagen comemora

Atualmente, o Polo é o maior sucesso de vendas da marca e o carro de passeio mais vendido do Brasil. Mas isso pode mudar

por Nicole Santana

O sucesso do Volkswagen Polo não é segredo para ninguém. O hatch da marca alemã, reformulado pela última vez em 2022, foi o carro de passeio mais vendido do Brasil por dois anos consecutivos, 2023 e 2024. Nesse período, o compacto só perdeu para a Fiat Strada, que é um comercial leve.

No entanto, esse cenário pode mudar, e o mais curioso é que a Volkswagen está feliz com isso — e ela quer que mude. Está confuso? Calma, nós explicamos.
Deixe seu carro como novo com a Webmotors Serviços!

A marca apresentou no domingo de Carnaval (2/3), no Sambódromo do Rio, o Volkswagen Tera. Trata-se de um SUV compacto que chega para brigar com Fiat Pulse e cia. Além disso, é a grande cartada da marca para o mercado nacional. E não é uma simples jogada: a Volks aposta todas as fichas no modelo.



O Tera chega para ser o utilitário esportivo mais acessível da Volkswagen e ficará entre o Polo e o Nivus. Contudo, como dissemos, o carro é o novo trunfo da companhia, e não somente um modelo que promete ser um sucesso de vendas.

Hoje, o próprio Polo e até mesmo o T-Cross já são bons de venda. Mas, com o Tera, a Volkswagen almeja ainda mais.

Um dos detalhes mais legais do pequeno SUV são os easter eggs espalhados pelo modelo. São gravuras que remetem a outros veículos e à história da marca como um todo. E antes de continuar, um simples exercício: quais carros fizeram o nome da marca no país?
Se você respondeu Fusca e Gol, acertou. São exatamente as silhuetas desses dois ícones que estão gravadas no vidro traseiro do Tera. Mas não estão sozinhas: trata-se de um trio, cujo terceiro integrante é nada mais nada menos que... Ele mesmo, o Tera!
Ou seja, a marca quer repetir com o Tera o mesmo feito que alcançou com seus dois maiores sucessos.

Volkswagen Tera deve repetir o feito de Gol e Fusca

Para comparação, o Fusca foi o carro mais vendido do Brasil por 24 anos e teve mais de três milhões de unidades produzidas. Já o Gol foi ainda mais longe: foram longos 27 anos como carro mais vendido do Brasil. Não é para qualquer um.

A Volkswagen já conhece a receita do sucesso e agora vai repetir o feito com o Tera, que chega para ser um carro "barato" dentro do segmento e com uma vasta gama de versões para atender a diversos públicos. Além disso, o modelo tem outro ponto que pode favorecer ainda mais os emplacamentos: é um SUV.

Mesmo sendo compacto, o Tera pertence à categoria de utilitários esportivos, que é o novo desejo do brasileiro. E isso não somos nós que estamos dizendo. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os SUVs — independentemente do tamanho — representaram 58,45% das vendas de janeiro. Em 2024, o percentual da categoria foi de 48,16%.

Quer mais motivos? Fontes ligadas à Volkswagen afirmam que a marca se preparou para atender a uma capacidade de produção de 200 mil unidades por ano. É muita coisa.
Ainda de acordo com a Fenabrave, em 2024 o Polo vendeu pouco mais de 140 mil unidades, enquanto a Strada vendeu cerca de 144 mil exemplares.
Participe do canal de notícias do WM1 no WhatsApp!
Ou seja, não é somente o Polo que está ameaçado com a chegada do Tera, mas a própria Strada - que está no topo de vendas desde 2021 de forma ininterrupta.
Talvez o Tera não assuma a liderança em 2025, já que seu lançamento oficial está previsto para acontecer somente entre maio e junho. Dessa forma, as vendas do modelo não terão um "ano cheio". O verdadeiro sucesso e o impacto do carro no mercado brasileiro só poderão ser medidos, de fato, em 2026.

Não é só no Brasil que o Tera deve brilhar

Como adiantado, a marca tem planos ambiciosos para o Tera. O modelo será comercializado em mais de 25 países, abrangendo mercados na América Latina, como Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México, além de estar presente também no continente africano.

Ou seja, se tornará um produto global, o que reforça ainda mais toda a importância do modelo para a Volkswagen.


Oferta Relacionada: Marca:VOLKSWAGEN Modelo:POLO

Mas e o preço?

Bom, assim como detalhes técnicos - como motorização e performance -, os preços também não foram revelados. No entanto, por ser um produto que ficará entre o Polo e o Nivus, a estimativa é que as versões do Tera tenham valores entre R$ 100 mil e R$ 145 mil.

Vale lembrar que a Strada é vendida por mais de R$ 108 mil, enquanto o Polo varia entre R$ 92.990 e R$ 158.590 na versão GTS, que, como já adiantado pelo WM1, deve se aposentar em breve para abrir espaço para o Nivus GTS.

Configurações, motor e mais

O Tera será vendido em quatro versões. As de entrada serão movidas pelo motor 1.0 MPI e vão usar câmbio manual de cinco marchas. Já as configurações mais caras serão equipadas com o motor 1.0 TSI e transmissão automática.

E as novidades não param por aí. O WM1 conheceu o carro de perto, e as primeiras impressões do modelo podem ser vistas aqui. Além disso, algumas previsões do modelo estão no nosso dossiê sobre o Tera.
Veja também: Volkswagen Tera: cinco virtudes para liderar o mercado

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas