Polo vende mais que HB20 e Onix e mira Strada

Hatch da Volks foi o carro de passeio mais vendido do Brasil em 2023 e agora quer alcançar a picape da Fiat

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Polo vende mais que HB20 e Onix e mira Strada
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Volkswagen Polo foi uma das grandes surpresas de 2023: terminou o ano como carro de passeio mais emplacado do Brasil, superando rivais como Hyundai HB20 (o líder em 2022) e Chevrolet Onix.

O modelo da Volks registrou 111.242 unidades durante toda a temporada. O HB20, por sua vez, teve 88.905 emplacamentos. O Onix, líder nacional de vendas entre 2015 e 2020, ficou com 102.043 licenciamentos em 2023. Os dados são da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos (Fenabrave), que reúne os concessionários.

Com um detalhe importante: a diferença entre o VW Polo e a Fiat Strada foi de apenas 9.358 unidades - o equivalente a praticamente um mês nas vendas. Isso mostra que o carrinho da marca alemã chegará com força em 2024 para tentar destronar a todo-poderosa picape compacta.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Novo Vw Polo 1.0 Mpi 7932 11zon 11zon Scaled
A diferença entre o Volkswagen Polo e a Fiat Strada foi de pouco mais de 9,3 mil carros
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
toggle button

Qual é a estratégia?

Para ser o carro mais vendido desse novo ano, o Volkswagen Polo tem que emplacar como se vende "água na praia" no segmento de vendas diretas, onde a Strada "reina" - em alguns meses de 2023, a picape chegou a ter mais de 95% de suas unidades comercializadas para empresas frotistas.

Uma das possibilidades é encontrar um preço ainda mais competitivo para o Polo Track, a versão de entrada do hatch, que hoje custa R$ 81.370. Especialistas em mercado acreditam que se esse carro custasse na faixa de R$ 70 mil a R$ 75 mil, o tiro da Volks seria certeiro.

Obviamente a Fiat também está de olho no mercado e faria de tudo para não deixar isso acontecer. Como a Strada mudou no segundo semestre de 2023 - e passou a ter versões com motor turbo, além da opção de câmbio automático (que estreou em 2022) -, o jeito seria focar em ações especiais e, quem sabe, até em novas versões voltadas ao público que olha para a picape como carro de passeio.

Fiat Strada Edizione 25 2024
A versão turbo foi a última novidade que a Stellantis trouxe para a linha Strada
Crédito: Divulgação
toggle button

Ou seja, movimentações estratégicas nas configurações Volcano, Ranch e Ultra, que são as que mais vendem para o público "tradicional".

Isso posto, deixamos um questionamento para você, amigo leitor: você acha que o Polo será capaz de acabar com essa "gordura" de um mês de vendas e alcançar a Strada em 2024, ou acredita que a picape do Grupo Stellantis seguirá com a medalha de ouro ao final da temporada? Comenta aí embaixo!

Comentários