A Porsche apresentou nesta terça-feira (3) o 911 Turbo S de nova geração. O modelo seria lançado oficialmente no Salão do Automóvel de Genebra - que foi cancelado por conta do Corona Vírus e acabou acontecendo virtualmente -, mas acabou aparecendo nas redes sociais da empresa.
O 911 Turbo S Coupé é o priemeio a chegar: encomendas a partir de abril e preço público sugerido de R$ 1.329.000. A versão Cabriolet ainda não tem data confirmada.
A nova geração da versão topo de linha do 911 estreia nas versões Coupé e Cabriolet, ambas movidas por um novo motor boxer (de seis cilindros contrapostos) com 3,8 litros e dois turbocompressores com geometria variável, que entrega impressionantes 650 cavalos - 70 cv a mais do que seu antecessor - e 81,6 kgf.m de torque (aumento de 5,1 kgf.m).
Já a caixa de câmbio é automatizada, tem dupla embreagem e é específica para a versão Turbo - de acordo com a Porsche, ela ainda conseguiu reduzir a arrancada de 0 a 100 km/h para absurdos 2,7 segundos (queda de 0,2 segundo), enquanto a velocidade máxima se manteve inalterada: 330 km/h.
A marca garante que ele consegue arrancar de 0 a 200 km/h em 8,9 segundos, um segundo inteiro mais rápido que seu antecessor, muito graças ao sistema de tração integral, que foi aperfeiçoado para conseguir distribuir significativamente o torque entre os eixos - podendo chegar a até 50,1 kgf.m para as rodas dianteiras.
As dimensões do carro também foram aumentadas em prol da dinâmica. Já os pneus pela primeira vez têm dimensões diferentes na dianteira e na traseira (20 polegadas 255/35 e 21 polegadas 315/30 respectivamente), também para melhor desempenho - a chamada aerodinâmica adaptativa, aliás, agora inclui flaps para o ar de resfriamento controlados no eixo dianteiro, enquanto a asa traseira, maior, foi projetada para gerar ainda mais força vertical.
Por fim, vale registrar que o chassi esportivo - chamado de Porsche Active Suspension Management (PASM - Gerenciamento Ativo da Suspensão) - foi rebaixado em 10 cm e que o sistema de escapamento esportivo tem flaps ajustáveis para um som, digamos... Diferenciado.
A Porsche também afirmou que o design mais agressivo do novo 911 Turbo S é adequado de forma ideal para uso do carro no dia-a-dia ao mesmo tempo em que ele pode ir numa boa para a pista.
Dianteira tem entradas de ar maiores e faróis de LED de série escurecidos. O defletor dianteiro foi reprojetado e agora é extensível por um sistema pneumático; já a asa traseira também mudou, além de ter crescido. O novo visual traseiro é complementado pelas ponteiras retangulares do escapamento em preto com alto brilho, típicas da versão Turbo.
O interior tem detalhes esportivos. A relação de equipamentos de série inclui acabamento em couro e detalhes em carbono em combinação com toques em prata. Os bancos esportivos são ajustáveis em até 18 regulagens e trazem costuras que homenageiam o primeiro 911 Turbo (930).
Já a tela central tem 10,9 polegadas e pode ser operada rapidamente graças ao novo layout. Outros itens incluídos de fábrica são o volante esportivo, o pacote Sport Chrono com o novo aplicativo da Porsche integrado e o sistema de som da grife Bose.