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Porsche 911 Turbo chega em abril por R$ 1,3 milhão

Nova geração da versão mais esportiva do clássico esportivo alemão surge na Europa e estreia no Brasil só um mês depois

por André Deliberato

A Porsche apresentou nesta terça-feira (3) o 911 Turbo S de nova geração. O modelo seria lançado oficialmente no Salão do Automóvel de Genebra - que foi cancelado por conta do Corona Vírus e acabou acontecendo virtualmente -, mas acabou aparecendo nas redes sociais da empresa.
O 911 Turbo S Coupé é o priemeio a chegar: encomendas a partir de abril e preço público sugerido de R$ 1.329.000. A versão Cabriolet ainda não tem data confirmada.

A nova geração da versão topo de linha do 911 estreia nas versões Coupé e Cabriolet, ambas movidas por um novo motor boxer (de seis cilindros contrapostos) com 3,8 litros e dois turbocompressores com geometria variável, que entrega impressionantes 650 cavalos - 70 cv a mais do que seu antecessor - e 81,6 kgf.m de torque (aumento de 5,1 kgf.m).
Já a caixa de câmbio é automatizada, tem dupla embreagem e é específica para a versão Turbo - de acordo com a Porsche, ela ainda conseguiu reduzir a arrancada de 0 a 100 km/h para absurdos 2,7 segundos (queda de 0,2 segundo), enquanto a velocidade máxima se manteve inalterada: 330 km/h.
A marca garante que ele consegue arrancar de 0 a 200 km/h em 8,9 segundos, um segundo inteiro mais rápido que seu antecessor, muito graças ao sistema de tração integral, que foi aperfeiçoado para conseguir distribuir significativamente o torque entre os eixos - podendo chegar a até 50,1 kgf.m para as rodas dianteiras.

Mais largo

As dimensões do carro também foram aumentadas em prol da dinâmica. Já os pneus pela primeira vez têm dimensões diferentes na dianteira e na traseira (20 polegadas 255/35 e 21 polegadas 315/30 respectivamente), também para melhor desempenho - a chamada aerodinâmica adaptativa, aliás, agora inclui flaps para o ar de resfriamento controlados no eixo dianteiro, enquanto a asa traseira, maior, foi projetada para gerar ainda mais força vertical.
Por fim, vale registrar que o chassi esportivo - chamado de Porsche Active Suspension Management (PASM - Gerenciamento Ativo da Suspensão) - foi rebaixado em 10 cm e que o sistema de escapamento esportivo tem flaps ajustáveis para um som, digamos... Diferenciado.

Visual mais nervoso

A Porsche também afirmou que o design mais agressivo do novo 911 Turbo S é adequado de forma ideal para uso do carro no dia-a-dia ao mesmo tempo em que ele pode ir numa boa para a pista.
Dianteira tem entradas de ar maiores e faróis de LED de série escurecidos. O defletor dianteiro foi reprojetado e agora é extensível por um sistema pneumático; já a asa traseira também mudou, além de ter crescido. O novo visual traseiro é complementado pelas ponteiras retangulares do escapamento em preto com alto brilho, típicas da versão Turbo.
O interior tem detalhes esportivos. A relação de equipamentos de série inclui acabamento em couro e detalhes em carbono em combinação com toques em prata. Os bancos esportivos são ajustáveis em até 18 regulagens e trazem costuras que homenageiam o primeiro 911 Turbo (930).
Já a tela central tem 10,9 polegadas e pode ser operada rapidamente graças ao novo layout. Outros itens incluídos de fábrica são o volante esportivo, o pacote Sport Chrono com o novo aplicativo da Porsche integrado e o sistema de som da grife Bose.

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