O novo Porsche Cayenne elétrico chega para mostrar que o futuro da marca não foi desenhado apenas em laboratório — ele nasceu nas pistas.
O SUV totalmente elétrico leva para as ruas tecnologias diretamente derivadas da Fórmula E, categoria em que a Porsche é campeã mundial.
A marca pegou tudo o que aprendeu com o Porsche 99X Electric, seu carro de corrida, e aplicou no Cayenne de produção. O resultado? Um SUV que combina desempenho, eficiência e recarga ultrarrápida.
Porsche Cayenne elétrico usa tecnologia da Fórmula E
Segundo o responsável por Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche, Dr. Michael Steiner, a Fórmula E é o "laboratório de mobilidade elétrica" da marca — e o Cayenne é a prova disso. O modelo usa resfriamento direto a óleo no motor elétrico, sistema que a Porsche desenvolveu nas competições e agora traz para as ruas.
Esse tipo de resfriamento permite eficiência de até 98%, proporcionando desempenho contínuo e sustentado mesmo sob alta demanda.
Na prática, significa que o SUV pode rodar forte, sem perda de potência, com a mesma consistência que um carro de corrida precisa ter ao longo de uma prova.
Enquanto um motor elétrico comum é resfriado apenas por fora, o Cayenne leva o arrefecimento diretamente para os condutores de cobre, dissipando o calor no exato ponto em que é gerado. Isso permite que o motor seja menor, mais leve e muito mais eficiente.
Veja também: Porsche Cayenne Electric renovará painel da marca
Recuperação de energia que impressiona
Outro destaque é o sistema de recuperação de energia — o mesmo conceito usado nas frenagens da Fórmula E. O Cayenne elétrico pode recuperar até 600 kW durante as desacelerações, igualando o desempenho do carro de corrida da marca.
Traduzindo: boa parte da energia usada para acelerar o SUV volta para a bateria quando o motorista freia. Com isso, o modelo ganha mais autonomia e consegue usar uma bateria menor, sem comprometer a performance.
No uso do dia a dia, a Porsche afirma que 97% das frenagens são feitas de forma totalmente elétrica, sem precisar acionar os freios mecânicos.
Deixe seu carro como novo com a Webmotors Serviços!
Porsche Cayenne elétrico recupera 300 quilômetros em 10 minutos
O Cayenne Elétrico também promete uma das recargas mais rápidas do mercado. Em estações compatíveis, é possível adicionar mais de 300 quilômetros de autonomia em 10 minutos.
O SUV suporta carregamento de até 400 kW, mantendo mais de 350 kW de potência até cerca de 55% do nível da bateria — o que o torna um dos elétricos mais eficientes já desenvolvidos pela marca.
Essa tecnologia também veio das pistas: na Fórmula E, a Porsche faz recargas de 30 segundos com potências de até 600 kW. Toda essa expertise foi adaptada para o uso civil, proporcionando alta performance mesmo sob calor intenso ou condições de uso mais pesadas.
Comentários