Edição especial do 911 homenageia a Porsche Design

Para celebrar os 50 anos da sua divisão de estilo, marca lança versão limitada do seu esportivo e um relógio de luxo

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Edição especial do 911 homenageia a Porsche Design
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A divisão de estilo Porsche Design comemora 50 anos e, para celebrar esse meio século de estrada, preparou dois presentes para os colecionadores que não resistem aos produtos que marcam as efemérides. O primeiro, claro, é um carro - o Porsche 911 Edition 50Y Porsche Design. O segundo, o relógio Chronograph 1 – 1972 Limited Edition. Aqui vale lembrar que a Porsche Design trabalha não apenas com automóveis, mas também com produtos "lifebrand" que levam a marca alemã.

22 Targa 911 Hand 00118 V03
À esquerda, o 911 Targa original de 1972 já restaurado. À direita, o 911 Targa moderno: primos distantes
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O que une os dois produtos é a pintura na cor preta, que remete ao legendário relógio Chronograph I desenhado pelo próprio professor Ferdinand Alexander Porsche justamente no ano em que a Porsche Design nasceu - 1972. Para aproveitar a ocasião, a Porsche Design também trouxe de volta à vida um 911 S 2.4 Targa de 1972, e o Porsche Museum inaugurou uma exposição própria para comemorar a data.

Pd 50y Chronograph 1 1972 Le Manufaktur Solothurn 4
Relógio Chronograph 1 - 1972 Limited Edition remete ao que foi criado pelo Professor Porsche naquele ano
Crédito: Divulgação
toggle button

A Porsche Design foi fundada pelo professor Porsche com seu irmão, Hans-Peter. Ambos imaginaram uma divisão que levaria os princípios e o espírito da marca alemã para além das fronteiras do automóvel. Ou seja, que criaria outros produtos com a mesma exclusividade e sofisticação. Desde então, a Porsche Design se tornou uma referência na criação de produtos sofisticados, duráveis e funcionais.

O 911 Edition 50Y Porsche Design é uma série limitada a 750 unidades numeradas, com algumas particularidades inspiradas nos design icônicos criados pelo professor Porsche. Além do exterior todo na cor preta, os painéis centrais dos bancos são feitos em material Sport-Tex com xadrez clássico.

No relógio, o visual clássico é ressaltado pelo ponteiro dos segundos na cor vermelha - e pela embalagem, uma caixa com manual e plaqueta de identificação numerada. Carro e relógio já podem ser encomendados nas lojas europeias, e as entregas estão previstas para abril.

22 Targa 911 Hand 00080 V03
Do alto podemos ver outra característica comum aos dois caros: a barra de proteção em aço inoxidável
Crédito: Divulgação
toggle button

Já o 911 S 2.4 Targa de 1972 foi restaurado ao longo dos últimos dois anos. A escolha desse modelo se deu, claro, por ter sido projetado justamente no ano em que a Porsche Design nasceu. Segundo Ulrike Lutz, chefe da divisão Porsche Classic, a ideia era ter em mãos uma "contrapartida" histórica ao modelo novo. E, assim, ter uma dupla única de automóveis.

O carro estava em más condições e sem vários componentes. O que seria uma restauração normal virou um "upgrade" - designers e engenheiros fizeram vários aprimoramentos no motor e no chassi. O propulsor é o mesmo boxer original, de 2.341 cm³, mas ganhou injeção eletrônica e passou a gerar 190 cv de potência.

009 Targa Doppelschuss Rear Side V03
O 911 atual já pode ser encomendado nas lojas europeias e as entregas serão em abril
Crédito: Divulgação
toggle button

Como destaque especial, a barra de proteção do 911 Edition 50Y ganhou uma gravação a laser e o acabamento acetinado Platinum – uma espécie de aço inoxidável escovado -, como  a do modelo clássico original.

Já a inscrição "Targa" tem acabamento na cor preta fosca. E os dois modelos exibem, nas grades, o emblema "Porsche Design 50th Anniversary" e uma reprodução da assinatura do professor Porsche.

Comentários