A Porsche revelou, nesta quinta-feira, seu mais novo carro-conceito, o Vision 357 Speedster. O elétrico é baseado no roadster 718 GT4 e-performance, do qual aproveita o chassi e elementos da carroceria, e usa os mesmos motores e baterias do Mission R, o último conceito apresentado pela marca.
Com isso, podemos esperar que o elétrico sem capota da Porsche alcance a insana potência de uns 1.000 cv, como o Mission R. O modelo tem dois motores (um para cada eixo), capazes de render até 571 cv de potência, cada um.

As baterias do modelo somam 86,2 kWh, e com elas o carro promete uma autonomia na casa dos 600 quilômetros. Se considerarmos o resultado do Mission R, a expectativa é que o Vision 357 Speedster também acelere de zero aos 100 km/h em 2,5 segundos e que atinja uma velocidade máxima de aproximadamente 300 km/h.
No design, o carro conceito elétrico tem as formas habituais dos carros da marca, mas inova em outros pontos. Como, por exemplo, na questão dos faróis, que estão integrados à carroceria.
Ainda na dianteira, há grandes tomadas de ar na parte inferior do para-choque e no capô, onde há travas de abertura rápida. O para-brisa é curto e não exibe nenhuma parte estrutural na parte superior. Com isso, o modelo não tem capota. Há uma espécie de capa protetora em tecido que cobre o lado esquerdo do carro, onde não há assento.
Os retrovisores dão lugar a uma peça que se assemelha a uma asa. A porção ainda tem rodas de 20 polegadas feitas de fibra de carbono, com design fechado e cores distintas nos dois eixos. As dianteiras são pintadas em prata e preto, e as traseiras em branco e preto.
A escolha de tonalidades segue a pintura do carro, que também tem esses tons. Já o número "75" que aparece no capô e nas portas alude ao aniversário de 75 anos da criação do primeiro carro esportivo da Porsche – o 356 Speedster.
Atrás, o visual parece bem clean. As linhas são fluidas e repetem a proposta da dianteira de trazer a iluminação integrada à carroceria. A luz surge por fresas feitas na estrutura em quatro blocos distintos, em cada uma das extremidades. Enquanto isso, a luz de freio é posicionada no centro do defletor.
A cabine do Vision 357 Speedster mescla texturas em fibra de carbono. O material também aparece nos bancos esportivos do tipo concha. À frente do volante, o motorista verá um painel transparente, que reflete as informações do computador de bordo. O modelo substitui maçanetas por tiras em tecido na cor Miami Blue, que também aparecem em outros detalhes.
A primeira aparição do roadster deve acontecer no 30º aniversário do famoso Festival da Velocidade em Goodwood, em West Wessex, na Inglaterra. Além do Vision 357 Speedster, a marca alemã deve expor outros 15 carros no tradicional evento, que começou na quarta-feira (13/7) e termina hoje.