Porsche GT3 Cup agora tem telemetria em tempo real

A IturanMob, autotech de monitoramento veicular e braço global de mobilidade da Ituran, é nova fornecedora da categoria

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Porsche GT3 Cup agora tem telemetria em tempo real
Alexandre Ciszewski
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Na temporada 2023, a Porsche GT3 Cup inovou com a telemetria em tempo real graças a uma parceria com a IturanMob (autotech de monitoramento veicular e braço global de mobilidade da Ituran Brasil), Microsoft e BlueShift (empresa especializada em serviços e soluções de Big Data & Analytics e RPA).

Ituranmob
A tecnologia da IturanMob já estava presente nas ruas e agora foi para as pistas
Crédito: Divulgação
toggle button

Porsche GT3 Cup agora tem telemetria em tempo real

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Mas como isso funciona na prática? Em um projeto piloto, mundialmente inédito no automobilismo, os equipamentos de última geração da IturanMob coletam todos os dados gerados pelos carros da Porsche GT3 Cup na pista, por indução, e enviam por meio das antenas da rede pública de telefonia móvel para os times de engenharia e competição.

Assim que os dados coletados são recebidos, todos os trabalhos de telemetria são executados em tempo real, sendo assim possível monitorar o desempenho e as condições de todos os veículos durante a corrida. Ou seja, o piloto não precisa mais parar nos boxes e alguém da engenharia correr com um notebook para baixar os dados e assim fazer as análises necessárias para melhorar o desempenho.

Desta forma, as informações são captadas diretamente dos computadores e fornecem uma leitura do comportamento dos distintos sistemas – como suspensões, transmissão, rodas, freios, motor, componentes do conjunto aerodinâmico, que são capazes de medir, com precisão, a temperatura, pressão, carga mecânica e aerodinâmica, aceleração e deslocamento, enquanto o piloto está na pista.

Além disso, a tecnologia da IturanMob permitirá o monitoramento inicial do carro em dashboards instalados na engenharia durante toda a corrida. Novos parâmetros devem ser introduzidos nas próximas fases do projeto, como informações relacionadas à cinética, de aceleração e frenagem, por exemplo. Para o próximo ano, a expectativa é atingir o mesmo nível de informações das categorias globais como por exemplo FIA GT.

Porsche Cup E Ituranmob 2
A tecnologia do projeto inédito realizado na Porsche GT3 Cup do Brasil pode ser usada na categoria em outros países no futuro
Crédito: Divulgação
toggle button

Na fase inicial deste projeto, os carros da Porsche GT3 Cup usam os mesmos equipamentos oferecidos pela IturanMob para projetos de Mobilidade, onde já há várias jornadas, como assinaturas de veículos, carros e motos compartilhadas e gestão de frotas, tornando mais eficiente o uso destes recursos.

As diferenças estão na recorrência, quantidade e tipo de informações interpretadas para serem processadas na plataforma e IoT (Internet das Coisas) da empresa de mobilidade, que variam de acordo com as necessidades de cada cliente. Vale destacar que, na prática, durante uma prova da Porsche Cup, o equipamento é submetido a condições extremas.

Essa inovação estará em todos os carros que disputam as provas da Porsche Cup, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, neste sábado, dia 18 de novembro.

Telemetrias Ituranmob
As equipes da Porsche GT3 Cup têm acesso aos dados dos carros em tempo real
Crédito: Divulgação
toggle button

“As empresas começam a compreender a importância dessa tecnologia para gestão eficiente de frotas, assim como uma nova linha de negócios baseada em mobilidade inteligente. As operações da IturanMob foram lançadas no início de 2022 e já ultrapassaram mais de 2.000 veículos com os dispositivos. Seguimos criando soluções que nos colocam à frente em tendências. Um bom exemplo é o uso do Big Data (a análise e a interpretação de grandes volumes de dados), que mudou o conceito do negócio e da relação com o público”, destaca Paulo Henrique 'PH' Andrade, CEO da IturanMob.

Está em dúvida sobre qual carro comprar? Consulte o Comparador de carros da Webmotors!

VÍDEO RELACIONADO:

 

Comentários