O canal de notícias da Webmotors

Esperado no Brasil, Toyota Raize chega ao México

SUV compacto da marca japonesa chegará ao mercado brasileiro até 2023 para substituir a linha Yaris

por Fernando Miragaya

Os toyoteiros fazem contagem regressiva para a chegada dos SUVs menores da Toyota no Brasil, mas já podem ter uma espécie de prévia do que está por vir. O Raize, futuro SUV de entrada da marca japonesa por aqui, acaba de ser lançado no México.
O Raize é a variante do Daihatsu Rocky, e para o Brasil ainda há a dúvida se o SUV chegará com o símbolo da marca low cost do grupo japonês, ou com o emblema da Toyota (o que é mais provável devido à logística da rede). O modelo que chegou ao México traz basicamente o mesmo desenho dos exemplares que já rodam na Ásia.
Confira ofertas de Toyota 0 km, seminovos e usados na Webmotors!
O capô alto tem diversos vincos, e os faróis com cortes retos se ligam por uma grade fina. Abaixo, muitos elementos talhados no para-choque e a entrada de ar inferior escura e trapezoidal naquele estilo Darth Vader de ser.

A traseira até remete a algum SUV da Volkswagen. Vincos e cavidades ditam o desenho, com lanternas predominantemente horizontais ligadas por uma moldura escurecida. No alto da tampa do porta-malas, um spoiler integrado e a antena tipo tubarão integrada ao teto.
O Toyota Raize é menor que a maioria de seus futuros rivais no segmento de SUVs compactos. Tem apenas 3,9 metros de comprimento, enquanto a concorrência passa dos 4 m. Porém, compensa no porta-malas de quase 370 litros - volume igual ao do novo Fiat Pulse. No mais, tem 1,69 m de largura, 1,62 m de altura e 2,52 m de entre-eixos.

Importado da Indonésia, o Toyota Raize que estreia no mercado mexicano usa motor 1.0 turbo de 97 cv com câmbio automático CVT ou caixa manual de cinco marchas. Lá, são três versões, com preços entre 333.900 pesos (cerca de R$ 87 mil em conversão direta da cotação de 9/12) e 355.900 pesos (R$ 94 mil, aproximadamente).

Dois SUVs quase simultâneos

Para o Brasil, o Raize/Rocky chegará em 2023 para atuar na base do segmento de SUVS. Conforme já noticiamos aqui no WM1, no ano seguinte a marca japonesa vai lançar outro crossover compacto, o Yaris Cross, sobre a mesma base DNGA do Daihatsu, para atuar em uma categoria acima. Os dois utilitários vão entrar no lugar das linhas sedã e hatch do Yaris, que deixarão de ser produzidas.
Conheça toda a linha Toyota vendida no Brasil: modelos, versões, preços...

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas