Primeira picape do mundo, Ford TT faz 105 anos

Derivado do primeiro carro de passeio, o utilitário surgiu para atender à demanda do transporte urbano de cargas

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Primeira picape do mundo, Ford TT faz 105 anos
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Quem vê as picapes disponíveis nos mercados mundiais provavelmente nem pensa em como esse tipo de veículo surgiu. Se hoje temos picapes médias, compactas, grandes e gigantes, com cabines simples, estendidas ou duplas e para todo tipo de aplicação, devemos isso à avó das picapes: a Ford TT.

O conceito de veículo motorizado para o transporte de cargas foi inventado por Henry Ford há exatos 105 anos. Era o lançamento da TT, a primeira picape no mundo. A guerreira derivada do irmão - também pioneiro - Ford T chegou ao mercado oficialmente em 1917, num momento em que o sistema rodoviário dos Estados Unidos estava em expansão.

Ford Modelo Tt Chassis 1924 Destaque
Ford Modelo TT Chassis 1924
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A vovó das picapes era uma alternativa para os empresários que já buscavam veículos pesados ou faziam adaptações no próprio Ford T. A versão oficial picape mantinha a cabine e o motor do antecessor, mas ampliava o chassi com uma estrutura mais robusta em capacidade para transportar até uma tonelada de carga útil.

O primeiro modelo Ford TT já carregava uma tonelada. Era uma capacidade espantosa para a época
Crédito: Divulgação
toggle button

Na prática, o utilitário pioneiro tinha 61 centímetros a mais de distância entre-eixos, quando comparado aos 3,05 metros do Modelo T. As mudanças da picape também envolviam melhorias na suspensão traseira, mais rígida, e no eixo de tração, mais resistente — peça que já vinha sendo usada em conversões no pós-venda —, além de rodas de madeira com estilo militar e pneus traseiros com borracha sólida.

O Modelo TT inovava ainda ao oferecer implementos que permitiam a personalização da estrutura de carga. Com isso, cada empresário podia adquirir o modelo, que custava 600 dólares, e adaptar a extensão da caçamba para atender à necessidade do seu negócio.

Cerca de dez anos após seu lançamento, a picape já vendia mais de 1 milhão de unidades a cada ano
Crédito: Divulgação
toggle button

A demanda era tão grande que a picape acompanhou as vendas pujantes do Modelo T. Segundo a Ford, a picape TT vendeu pouco mais de 200 unidades no primeiro ano e no final da década de 1920 o utilitário já era líder da categoria.

Acima, a picape TT em sua versão mais crua: só chassi e cabine, para ser customizada pelo comprador
Crédito: Divulgação
toggle button

Em 1925, a produção da picape chegou a ultrapassar a marca das 260.000 unidades e a venda total saltou para 1,3 milhão em 1928, quando a TT foi substituída pelo Modelo AA - com chassi capaz de transportar até 1,5 tonelada.

Em 1928, a picape T foi substituída pela AA, que tinha capacidade de carga superior - 1,5 tonelada
Crédito: Divulgação
toggle button

Uma evolução dos dois modelos só chegou em 1925, quando a Ford apresentou o Modelo T Runabout, que tinha a caçamba integrada à carroceria. Mas essa é outra historia...

Comentários