Programa Carro Sustentável estimula o mercado

Ao reduzir imposto, iniciativa do Governo Federal já causa movimentação e reduções expressivas de preços

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Fernando Calmon
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Os critérios demoraram mais que o esperado para serem anunciados, mas foram bem recebidos. A ideia central é o impacto neutro na arrecadação de imposto sobre automóveis e comerciais leves.

Veículos movidos exclusivamente a etanol (que, hoje, não existem), híbridos flex e elétricos pagarão menos Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), enquanto os movidos a gasolina e diesel (mesmo híbridos) pagarão mais.

O consumo de combustível, a potência, os itens de segurança ativa e passiva e até a reciclabilidade entram na conta final e sempre os menos eficientes pagando mais imposto do que os eficientes.

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    Os carros mais eficientes vão pagar menos imposto que os menos eficientes
    Crédito: Divulgação
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    O veículo também deve se enquadrar como compacto. Um acerto foi deixar claro que produção tem que ser nacional e incluir todas as etapas como prensagem, soldagem, pintura, fabricação do motor e montagem final. Nada de "produção experimental", e sim efetiva.

    Mais importante a registrar foi quase uma "guerra de preços" com os fabricantes de carros compactos e picapes leves lançando promoções com descontos de até 20%, bem acima da diminuição de IPI. Fiat, Hyundai, Renault e VW saíram na frente, mas é certo que nenhuma marca deixará de se movimentar. Cada uma com sua estratégia.

    Paulo Cardamone, da Bright Consulting, considerou acertado que os motores de menor potência (aspirados) paguem menos imposto do que os turbos, a partir de 3 de novembro. Entretanto, a eficiência energética sempre será o critério mais justo, além da valorização dos motores flex. O programa Carro Sustentável termina em 31 de dezembro de 2026.

      Modelos a diesel vão encarecer com as mudanças nas regras do IPI
      Crédito: Divulgação
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      Por sua vez, o IPI Verde tem viés mais protecionista. Contudo, incentiva a produção no Brasil e penaliza gasolina e diesel. Marcas chinesas com fábricas plenas aqui deverão partir para motores flex, cuja tecnologia é dominada por fabricantes e fornecedores nacionais desde 2003.

      É possível que as previsões de venda para este ano sejam revistas para cima. A última projeção da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) diminuiu o crescimento esperado de 5% para 4,4% em 2025 sobre 2024. Mas o movimento nas concessionárias já aumentou. Um bom sinal.

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