Protótipo elétrico da Volks é mais rápido que F-1

I-D. R Pikes Peak traz 2 motores elétricos de 690 cv e peso de apenas 1,1 mil kg para acelerar de 0 a 100 km/h em 2,25 s

  1. Home
  2. Notícias
  3. Protótipo elétrico da Volks é mais rápido que F-1
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Volkswagen divulgou hoje mais fotos e dados técnicos do I.D. R Pikes Peak, carro de competição 100% elétrico com o qual a marca vai disputar em 24 de junho a tradicional prova de subida de montanha Pikes Peak, no Colorado, Estados Unidos. A VW vai tentar bater o recorde para veículos movidos a bateria com uma máquina de fibra de carbono equipada com apenas um assento e dois motores - um em cada eixo - para render 690 cv de potência e 66,3 kgf.m de torque.

icon photo
Legenda: Vw Id R Pikes Peak 3
Crédito: Divulgação

Esses números, combinados com o baixo peso de apenas 1,1 mil kg, permite aceleração de zero a 100 km/h em apenas 2,25 segundos - tempo que, de acordo com a Volks, faz do I.D. R Pikes Peak um carro mais rápido que os monopostos da Fórmula 1 e da Fórmula E na atualidade. A velocidade máxima não foi informada, mas ela não será tão relevante em uma prova cheia de curvas fechadas e perigosas - mais precisamente, 156 delas ao longo dos 20 km da disputa de Pikes Peak.

A fabricante não informa a capacidade das baterias nem a autonomia, outros fatores que não são prioridade no tipo de prova para a qual o carro foi projetado. O que se sabe é que as baterias priorizam a performance em detrimento da distância percorrida com uma carga completa, por motivos óbvios.

 Vw Id R Pikes Peak 1
Legenda: Vw Id R Pikes Peak 1
Crédito: Divulgação

A Volks afirma que o protótipo é dotado de sistema de recuperação de energia nas frenagens, capaz de recarregar cerca de 20% da capacidade das baterias durante a corrida.

Para tentar o recorde de carro elétrico mais rápido em Pikes Peak a VW contará com o piloto francês Romain Dumas atrás do volante - ele já venceu a prova norte-americana e terá a missão de completar a disputa abaixo de 8 minutos e 57,118 segundos, marca que pertence justamente a um protótipo do Golf com dois propulsores movidos a baterias, conquistada há 31 anos.

icon photo
Legenda: Vw Id R Pikes Peak
Crédito: Divulgação

VÍDEO RELACIONADO

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors