O Volkswagen Tera está pronto e sua estreia no mercado brasileiro acontecerá no fim do mês de maio. No entanto, enquanto isso não acontece, o Fiat Pulse aproveita para reinar em vendas no segmento dos SUVs de entrada.
De acordo com dados da Jato Dynamics divulgados nesta sexta-feira (2), o Pulse registrou em abril 3.142 emplacamentos contra 1.958 do Citroën Basalt e 1.742 do Renault Kardian.
Apesar da liderança, o Pulse não foi o grande destaque do mês, mas sim o Basalt. Abril foi o melhor mês do SUV da Citroën desde seu lançamento em agosto do ano passado. E o que mais chama a atenção é que o crescimento tem acontecido de forma lenta, porém sustentável e sólida.
Em 2024, em nenhum mês registrou mais de 1 mil unidades emplacadas. Agora, em 2025, todos os meses registraram mais de 1 mil emplacamentos. Depois de 1.206 em janeiro, o Basalt acumulou em fevereiro e março 1.701 e 1.714 unidades vendidas, respectivamente.
Os bons números estão diretamente relacionados aos preços competitivos praticados pela marca francesa. A versão de entrada Feel com motor 1.0 aspirado de três cilindros, flex, e câmbio manual de cinco marchas custa R$ 100.490, mas com o desconto praticado pela própria Citroën, o SUV sai por R$ 92.990.
Quem começa a ser o peso da concorrência é o Kardian. Terceiro colocado em abril, o Renault mais uma vez não passa das 2 mil unidades vendidas. E isso é preocupante para a marca francesa, pois nos últimos quatro meses de 2024 foram emplacadas 3.303 (setembro), 3.062 (outubro), 4.287 (novembro) e 3.974 (dezembro).
No acumulado do ano, o Fiat Pulse segue absoluto, agora com 13.091 unidades em 2025. O Kardian aparece em segundo com 7.589 emplacamentos, e o Basalt em terceiro com 6.579.
Assim que estrear, o Tera irá mudar esse cenário. O novo SUV de entrada da Volkswagen deverá superar de imediato Kardian e Basalt, e tem boas chances deixar para trás também o Pulse, dependendo da estratégia de preço que a marca alemã irá adotar.