No tradicional exercício de imaginação que nós do WM1 gostamos de fazer, resolvemos ir além do que já se sabe sobre o segmento de picapes e listar outros modelos que poderiam fazer sucesso por aqui.
Depois da possibilidade da importação da Toyota Tundra - descoberta pelo WM1 -, modelo da marca japonesa que chegaria para ser rival de RAM 1500 e 2500, Chevrolet Silverado e Ford F-150, quais outros modelos poderiam ser importados para nosso mercado?
Abaixo, trouxemos cinco exemplos. Lembra de outros? Deixe no campo de comentários!
A primeira da lista tem nome muito parecido com o da picape que a Fiat lançará no Brasil neste segundo semestre - portanto, tome cuidado: existe uma picape chamada Titano e, lá fora, uma que se chama Titan.
Ela foi apresentada ao mundo pela primeira vez em 2003 e ganhou sua segunda geração no Salão de Detroit de 2016, apresentada pelo então CEO do Grupo Renault-Nissan, Carlos Ghosn.
Rival direta de F-150, RAM 1500 e Silverado, a Titan é grande como as concorrentes e também usa um motor V8 desde as configurações mais básicas. Tipicamente norte-americano.
A última mudança aconteceu em 2020 e naquele ano, para tristeza dos puristas, a marca confirmou que a picape deve ser descontinuada no ano que vem.
Essa é um pouco menor, mas apostamos que faria sucesso devido à confiabilidade que a marca japonesa conquistou por aqui. A Ridgeline é uma picape média, que por aqui seria rival de Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10, Volkswagen Amarok, Mitsubishi L200 Triton, Nissan Frontier, RAM Rampage, da futura Fiat Titano e similares.
Mas a Honda não pensa em trazê-la para nosso mercado. Pode até já ter pensado, mas é o caso em que a importação de fora de um mercado do Mercosul não compensa. Uma pena.
Construída sobre um monobloco - como a Rampage e a Toro -, a Ridgeline foi lançada em 2005 e ganhou uma segunda geração em 2017. É feita sobre a plataforma do Pilot, SUV que é uma espécie de "irmão maior" do CR-V.
Se a Tundra é uma possibilidade, por que não imaginar também o sucesso da Tacoma por aqui? A Tacoma é uma espécie de "prima" da Hilux, menor que a Tundra, mas parruda e imponente.
Obviamente, pela presença da Hilux em solo brasileiro - importada da Argentina, é verdade -, é difícil imaginar que a Tacoma um dia possa ser vendida oficialmente em solo nacional.
Mas isso não faz dela uma picape que passar despercebida dos olhares de fãs de picapes. Lançada em 1995, faz sucesso ao redor do mundo, está em sua terceira geração e nas configurações mais fortes pode ter motor V6 3.5 de até 282 cv.
A última atualização visual, que você confere abaixo, aconteceu em 2020, e tem forte inspiração na atual geração de picapes da empresa, já que lembra bastante o design da atual Tundra.
Essa é a "prima" da Chevrolet Silverado, já que GMC é a uma marca exclusiva de utilitários que a GM emplaca ao redor do planeta - inclusive nos Estados Unidos.
As duas, aliás, compartilham praticamente tudo desde os anos 1990, com exceção do logo e do nome. Por conta disso, é importante dizer: não há qualquer chance dessa picape ser vendida por aqui sem que seja por importação independente.
Mesmo assim, para quem curte esse tipo de carro, vale o registro para "babação de ovo": com porte de gente grande, pode ter motor V6 ou V8, câmbio de dez marchas e todo o luxo que um carro dessa faixa de preço deve ter - e lembramos aqui que a Silverado vai custar cerca de R$ 520 mil.
Lá fora, assim como sua prima, ela também já começa a ganhar variantes elétricas.
Não podíamos deixar de listar a Raptor, que há alguns anos fez uma passagem rápida pelo Brasil - e você pode conferir o vídeo sobre essa monstra logo abaixo.
Como dissemos na ocasião, falamos de uma "insanidade" em forma de picape. Ela impressiona com seus quase 5,90 m de comprimento e mais de 2,10 m de largura.
Usa motor 3.5 V6 biturbo de 456 cv e monstruosos 70,5 kgf.m de torque. Tem câmbio automático de 10 marchas, sistema de tração alucinante e muita, mas muita tecnologia.
E, convenhamos, já que a Ford hoje trabalha como importadora e vende a F-150 por aqui, não seria tão difícil começar a trazê-la, né?
Aliás, da nossa lista é justamente a picape com mais chances de desembarcar no Brasil nos próximos anos...