O canal de notícias da Webmotors

Quais são os carros da família ID, da Volkswagen?

Fizemos uma lista para dissecar todos os modelos elétricos da Volkswagen, que devem chegar ao Brasil nos próximos anos

por André Deliberato

Você já deve ter ouvido falar da família ID de carros elétricos da Volkswagen. Sucesso na Europa e em outros países onde carros movidos a energia elétrica já são uma realidade, eles também começaram a engatinhar no Brasil - recentemente, a filial nacional da empresa trouxe duas unidades, uma do ID.3 e outra do ID.4, para testar a reação do nosso público - o ID.4 deve ser lançado por aqui em 2022.

Mas além dessa dupla, quais são os outros modelos da família ID? Atualmente, o line-up de carros elétricos da Volks é composto pelos modelos ID.3. ID.4, ID.5 e ID.6, todos construídos sobre a plataforma MEB - do alemão Modularer E-Antriebs-Baukasten, ou "Plataforma modular de construção elétrica". Em breve, a marca também deverá lançar os modelos ID.1, ID.2, ID.7 e a ID.Buzz.

Como e quais são os modelos da família ID

ID.3

O primeiro em escala crescente oferecido atualmente é o ID.3, uma espécie de hatch esportivo que tem porte muito próximo ao de um Golf:
Porte: Hatch médio Motor: Motor elétrico de 150 a 204 cv e 28 a 31,6 kgf.m de torque Aceleração: 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e 7,3 segundos Velocidade máxima: 160 km/h Autonomia: de 330 a 550 quilômetros Diferencial: É, hoje, o modelo de entrada da família de carros elétricos da Volks. Tem o tamanho de um Golf, mas é mais espaçoso por conta da melhor distribuição no interior. Visual: É o carro que deve inspirar os próximos modelos a serem lançados da família ID. Não é arrebatador como o Golf, mas tem desenho sóbrio e elegante.

ID.4

O segundo carro da família, que também foi apresentado ao público brasileiro, é o ID.4, um crossover de porte médio do tamanho de um Volkswagen Taos.
Porte: SUV médio Motor: Um ou dois motores elétricos de 146 a 299 cv e 22,4 a 31,6 kgf.m de torque Aceleração: 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e 6,3 segundos Velocidade máxima: 180 km/h Autonomia: de 346 a 522 quilômetros Diferencial: É o SUV médio da marca no segmento de carros elétricos, justamente o segmento que mais atrai consumidores hoje em dia. Visual: Tem muita inspiração no ID.3, como se fosse seu "irmão maior", com a vantagem de ter ainda mais espaço interno e conforto para toda uma família. O design segue a filosofia de sobriedade.

ID.5

Porte: SUV-cupê médio Motor: Um ou dois motores elétricos de 146 a 299 cv e 22,4 a 31,6 kgf.m de torque Aceleração: 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e 6,3 segundos Velocidade máxima: 180 km/h Autonomia: de 346 a 522 quilômetros Diferencial: É a versão acupezada do ID.4, com pegada mais esportiva. Visual: É praticamente um ID.4 visto de frente, mas tem desenho cupê e mais acentuado na traseira, que fica mais arrojada e de certa forma mais esportiva dependendo do ponto de vista.

ID.6

Porte: SUV médio de sete lugares Motor: Um ou dois motores elétricos de 204 a 306 cv e até 31,6 kgf.m de torque Aceleração: 0 a 100 km/h em 9,1 segundos Velocidade máxima: 160 km/h Autonomia: de 436 a 588 quilômetros Diferencial: É o SUV médio de sete lugares da empresa com proposta mais familiar, como faz o Tiguan AllSpace no line-up atual de carros com motor a combustão no Brasil. Visual: Outro carro que tem total inspiração visual no ID.4, mas com traseira mais alta voltada ao conforto dos ocupantes extras da terceira fileira de assentos.

O que vem por aí?

Como falamos, a marca ainda pretende lançar nos próximos anos outros modelos da família ID, para categorias diferentes das quais a empresa já atua. O ID.1, por exemplo, será o substituto do up!. Já o ID.2 será um SUV compacto, com jeitão de T-Cross/T-Roc.
O ID.7, no entanto, será um modelo de alto luxo para suprir a aposentadoria do Passat em alguns mercados - e por isso terá versões sedã e perua. E a ID.Buzz, como já falamos por aqui, é o carro comercial que a Volks planeja introduzir para quem sabe um dia ser ou representar a histórica Kombi.

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas