Pesquisas afirmam que a dormência pode aumentar o risco de obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, trombose venosa e síndrome metabólica.
Embora em muitos locais de trabalho isso possa ser evitado ao se usar um apoio para os pés, sentar-se mesmo assim acaba sendo a única opção para quem dirige.
Novo Jaguar F-Type já aparece no site brasileiro
Por conta disso, a Jaguar Land Rover criou um assento que massageia o bumbum e, teoricamente, imita o ato de andar. A informação vem do site Autoblog norte-americano.
Como funciona?
O conceito está em período de testes. Ele usa atuadores embutidos na espuma do assento, que, dessa forma, ficaria constantemente em movimento com micro-ajustes que poderiam ser adequados às necessidades de diferentes pessoas e tipos de corpo.De modo prático, funcionaria exatamente como uma massagem nas nádegas. A empresa acredita ter criado um sistema que incentiva a oscilação pélvica, um movimento que supostamente pode induzir o cérebro a pensar que o corpo está andando.
Além de ajudar a prevenir problemas de saúde, o fabricante também observa que um estilo de vida sedentário pode degradar e encurtar os músculos. Por isso, se eles forem trabalhados regularmente, a chance e o risco de lesões e problemas nas costas podem ser reduzidos.
Em nome da saúde
Os novos assentos são apenas uma das tecnologias que a JLR estuda. No passado, chegamos a ver tecnologias que rastreiam ondas cerebrais e batimentos cardíacos, criam realidade aumentada, ajudam a prevenir a doença de movimento e até impedem a propagação de germes.A maioria dessas tecnologias experimentais são justamente... experimentais. Mas é possível que recursos semelhantes possam eventualmente chegar aos carros de produção com o passar do tempo.
Comentários