RAM nacional deve se chamar Rampage

Alguns detalhes já vêm sendo revelados pela Stellantis; outros, equipe do WM1 descobre: picape chegará para peitar Hilux

  1. Home
  2. Segredos
  3. RAM nacional deve se chamar Rampage
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

É praticamente certo: a picape RAM nacional, que será feita ao lado da Fiat Toro e dos Jeep Renegade, Compass e Commander em Goiana (PE), deverá se chamar Rampage.

Fontes ligadas à fabricante já tratam o projeto com esse nome e não se esquivam mais de perguntas desse tipo. O lançamento deve acontecer agora em junho. As vendas, portanto, no início do segundo semestre.

As mesmos fontes também já disseram que a picape média vem para brigar com modelos como Toyota Hilux e cia (citamos o modelo da marca japonesa porque é a líder da categoria).

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O que já sabemos sobre a RAM Rampage

Recentemente, a RAM divulgou que a Rampage usará um motor 2.0 turbo a gasolina, conhecido como Hurricane 4, em uma variação inédita criada para a picape brasileira - no Wrangler, ele rende 272 cv; no Alfa Romeo Tonale, europeu, são 260 cv.

Versões com a motorização a diesel do Grupo FCA também deverão ser usadas - aqui falamos do 2.0 turbodiesel das versões mais caras de Compass, Toro e Commander, de 170 cv de potência e até 38,7 kgf.m de torque.

Com isso, a Rampage poderá usar câmbio automático de oito ou nove marchas, dependendo de qual for o tipo de motor sob o capô. Não acreditamos em versões com transmissão do tipo CVT.

A tração, obviamente, será 4x4 com todas as exigências de um modelo que essa categoria espera.

Ram Rampage Interior
A Ram Rampage terá peças do painel compartilhadas com modelos da Jeep e da Fiat
Crédito: Divulgação
toggle button

Mas essa picape será mais do que isso. A RAM promete materiais sofisticados e bancos com visual mais próximo ao dos usados em modelos grandes da marca.

Por exemplo, um dos elementos vistos na 1500 Limited que vai marcar presença na picape feita no Brasil é o seletor giratório do câmbio automático.

Mas a picape também terá soluções tradicionais para redução de custo. Afinal, a meta da Rampage é clara: liderar o segmento.

As mesmas fontes que confirmaram o nome também nos disseram que alguns elementos internos da picape serão os mesmos de Jeep Compass e Commander, como o revestimento do volante, as peças das chaves de seta e do limpador de para-brisa, e outros detalhes internos.

O painel central também deverá ter muita familiaridade com os SUVs da Jeep. Já os bancos devem ser bem próximos aos usados pela Fiat Toro.

Nova Picape Ram C Plus 011
A nova Picape nacional da RAM chegou a ser tratada como "Dakota", mas deve ser batizada de Rampage
Crédito: Divulgação
toggle button

A RAM Rampage, diga-se, será mais um carro feito sobre a plataforma da Toro. Mesmo assim, o visual externo promete mais semelhanças o das picapes maiores da RAM, até para que a identidade estética dos carros da marca de picapes seja preservada.

Por fim, nossa fonte revelou que a picape deverá chegar em três versões: Big Horn, Laramie e Rebel - portanto seguindo a filosofia de sobrenomes adotada pelos modelos importados da RAM.

O visual da Rampage será inspirado no de picapes maiores da RAM, como o da 1500 Rebel
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button
Comentários