Ford Maverick Tremor x Ram Rampage Big Horn: e aí?

Duelo de picapes: elas custam o mesmo, mas têm propostas distintas. Uma aposta no off-road; a outra, na força no diesel

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Ford Maverick Tremor x Ram Rampage Big Horn: e aí?
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

No universo das picapes intermediárias, onde versatilidade é palavra de ordem, duas jogadoras de peso entram em cena para disputar a preferência do consumidor brasileiro: a recém-chegada Ford Maverick Tremor x Ram Rampage Big Horn - o novo "alvo" do modelo da marca norte-americana.

De um lado, a picape da Ford em sua versão intermediária, que tem proposta mais urbana, mas sem abrir mão da aventura, com o toque off-road que a diferencia. Do outro lado, a versão de entrada da picape da Ram, que traz a robustez e a capacidade de carga da marca, embalada pela força do motor a diesel.

Ford Maverick Tremor 2
Ford Maverick Tremor é a mais nova aposta da marca para conquistar o cliente brasileiro
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Ford Maverick Tremor x Ram Rampage Big Horn

Prepare-se para mergulhar nos detalhes desse embate. Vamos colocar lado a lado os equipamentos, potência dos motores, espaço interno, capacidade das caçambas e, claro, o consumo de combustível de cada uma.

Nosso objetivo aqui é te dar um raio-x completo do que cada uma oferece, para você, meu amigo, ter todas as informações na ponta do lápis e entender o que essas picapes têm de bom para o seu dia a dia.

Completas

A Ford Maverick Tremor vem recheada para quem busca tecnologia e uma pegada mais aventureira. Ela vem com tomada de 12V e 110/220V, volante multifuncional, computador de bordo, carregador por indução e sistemas de assistência à condução para dar aquela força no dia a dia.

Para o off-road, característica de força da linha Tremor, a picape se destaca pelo modo de condução exclusivo e um "piloto automático off-road" que gerencia o torque e permite a condução do tipo "one pedal" em velocidades mais baixas.

Do outro lado, a Ram Rampage Big Horn não brinca em serviço quando o assunto é segurança e conforto. Ela vem equipada com sete airbags, controles de tração e estabilidade, freios a disco nas quatro rodas, faróis e luzes diurnas em LED e alerta de pressão dos pneus.

Por dentro, tem ar-condicionado automático de duas zonas, saídas de ar e entradas USB (incluindo do tipo C) para o banco traseiro, bancos em couro, partida remota e câmera de ré. E ela também é 4x4: a transmissão automática de nove marchas com seletor rotativo e o sistema de tração 4x4 (Auto e com marcha reduzida) completam o pacote de um veículo pronto para qualquer parada.

Nesse quesito de equipamentos, portanto, ambas têm propostas muito parecidas para conquistar o cliente.

Motorização

A Ford Maverick Tremor usa o motor 2.0L EcoBoost a gasolina, com 253 cv de potência e 38,7 kgfm de torque. Esse conjunto, aliado a uma transmissão automática de oito marchas com E-Shifter e tração AWD, garante agilidade nas respostas e desempenho de sobra para encarar estrada ou trilhas.

Já a Ram Rampage Big Horn aposta na força do diesel com seu motor 2.2 turbo, que gera 200 cv e 45,9 kgfm de torque. Essa configuração, combinada com o câmbio automático de nove velocidades e à tração 4x4, oferece robustez e torque robusto em baixas rotações, ideal para trabalho pesado.

Pelos números, dá para concluir: a Maverick é mais esperta se o duelo for na estrada; na trilha, pelo torque, a vantagem é da picape da Ram.

Linha Tremor tem ajustes de suspensão mais preparados para trilhas off-road mais pesadas
Crédito: Divulgação
toggle button

Espaço interno

A Ford Maverick Tremor tem 5,11 metros de comprimento e 1,84 m de largura. Acomoda cinco pessoas, mas o espaço no banco traseiro pode ser um pouco limitado para quem for mais alto, já que o joelho pode encostar no banco do motorista.

A Ram Rampage Big Horn é ainda menor em comprimento, com 5,03 metros, mas mais larga (1,89 m). A picape também leva cinco passageiros, mas o ideal para viagens mais longas com conforto é levar quatro adultos, já que o espaço traseiro pode ficar apertado para um quinto.

E para os mais altos também pode haver o risco de a cabeça roçar no teto. Nesse sentido, a Maverick leva ligeira vantagem por ainda ter entre-eixos maior - 3,07 m na picape Ford e 2,99 m na Rampage.

Caçamba

A Ford Maverick Tremor oferece caçamba com 943 litros de volume e capacidade de carga de 617 a 622 quilos. Ela também foi projetada de forma moderna, incluindo protetor, dois compartimentos de carga acima das rodas, ganchos de fixação e até abridor de garrafas, além de tomadas de 12V.

Já nesse sentido a Ram Rampage Big Horn se destaca pela capacidade de carga, com volume de 980 litros e capacidade de carga para 1.015 quilos, o que a torna uma opção robusta para quem precisa transportar volumes e pesos maiores. A caçamba da picape da Stellantis também tem ganchos para amarração de carga.

Consumo decide

No quesito consumo, a Ford Maverick Tremor com seu motor 2.0 EcoBoost a gasolina tem médias de 8,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada, segundo o PBEV do Inmetro - números considerados bons para uma picape com seu desempenho.

A Ram Rampage Big Horn, com o motor 2.2 turbodiesel, entrega excelente economia de combustível, com médias de 10,6 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada. O consumo é um dos seus pontos fortes, especialmente para quem roda bastante.

Conclusão

Na prática, a Ford Maverick Tremor, com seu motor a gasolina de 38,7 kgfm de torque, se mostra mais urbana e ágil, com toque aventureiro para quem curte dar umas escapadas no off-road sem perder o conforto. Ela vem recheada de tecnologia e assistências que facilitam a vida no dia a dia. É a picape que te atende na cidade e te leva pra trilha no fim de semana sem fazer feio.

Já a Ram Rampage Big Horn, com a força do seu motor a diesel de 45,9 kgfm de torque, é a pedida pra quem busca robustez, capacidade de carga e economia de combustível. Ela não nega suas raízes de trabalho, mas também não abre mão do conforto e da segurança, com pacote bem completo de itens - e com a tração 4x4 que te deixa pronto pra qualquer parada.

No fim das contas, caro leitor, o que ficou claro é que não existe "vencedora". A escolha vai depender do seu estilo de vida e do que você realmente precisa em uma picape. Ambas são completas à sua maneira, com qualidades e pontos que as diferenciam.

 

Comentários
Wid badge
Wid pop up

Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade

Campo obrigatório