Relembre 7 carros lançados no Salão de Paris

Evento voltará a ser realizado em 2022 após quatro anos; veja alguns carros que estrearam no encontro automotivo

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Relembre 7 carros lançados no Salão de Paris
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Já publicamos aqui no WM1 que o Salão de Paris volta no ano que vem em novo formato, após quatro anos. Considerado o precursor dos salões automotivos, o evento inaugurado em 1898 foi palco para muitos carros que fizeram história mundialmente.

Desde modelos icônicos, como o carismático Citroën 2CV que nunca foi vendido oficialmente no Brasil, até os populares Chevrolet Cruze e Renault Sandero e Logan foram apresentados ao público no salão.

Enquanto a próxima edição não chega, vamos relembrar alguns dos modelos mais importantes que estrearam no Salão de Paris. Confira logo abaixo.

Carros da Mercedes-Benz expostos em uma edição do Salão de Paris nos anos 1950
Carros da Mercedes-Benz expostos em uma edição do Salão de Paris nos anos 1950
Crédito: Divulgação
toggle button

Carros lançados no Salão de Paris

1 – Fiat 500 Topolino (1936)

Fiat 500 Topolino
Fiat 500 Topolino tinha 36 centímetros de comprimento a menos que o Mobi
Crédito: Mecum Auctions
toggle button

O pequeno carro italiano de apenas 3,20 metros de comprimento (36 centímetros a menos que o Fiat Mobi) era equipado com um motor de 0.6 litro de apenas 13 cv, potência suficiente para atingir a velocidade máxima de 85 km/h. Mas a sua proposta era ser barato e econômico (rodava mais de 16 quilômetros com um litro de gasolina). O apelido “Topolino”, que significa rato em italiano, foi adotado pela semelhança com o roedor.

2 – Citroën 2CV (1948)

Citroën 2CV estreou no Salão de Paris
Citroën 2CV, considerado o "Fusca francês", foi lançado com motor de apenas 9 cv de potência
Crédito: Divulgação
toggle button

Considerado o "Fusca francês", o 2CV foi lançado inicialmente com um motor de apenas 9 cv de potência. A simplicidade mecânica, a cabine espaçosa e o rodar confortável conquistaram os europeus. Cerca de 3,9 milhões de unidades foram produzidas até 1991.

3 – Ferrari 166 (1949)

Ferrari 166 MM Barchetta estreou no Salão de Paris
Ferrari 166 MM Barchetta foi o primeiro carro da marca italiana homologado para as ruas
Crédito: Touring Auctions
toggle button

O primeiro carro da marca italiana homologado para rodar nas ruas foi uma das grandes atrações do evento. A Ferrari 166 levava esse nome por conta da capacidade cúbica de cada um dos 12 cilindros dispostos em V do motor de 140 cv de potência. Apenas 39 exemplares foram produzidos.

4 – Citroën DS (1955)

Citroën DS estreou no Salão de Paris
Citroën DS é considerado um dos ícones automotivos da França
Crédito: Divulgação
toggle button

Um dos maiores sucessos da história da Citroën, o DS recebeu nada menos que 12 mil encomendas no dia em que foi apresentado no salão. O modelo tinha um visual marcante e futurista para a época. O motor era um 2.0 de quatro cilindros de 75 cv, mas a grande inovação do DS era a suspensão hidropneumática, que proporcionava um rodar suave e bastante estável.

5 – Nissan Skyline (1957)

Primeira geração do Nissan Skyline
Crédito: Wikipedia
toggle button

Se o Nissan Skyline atualmente é conhecido como um modelo que enfrenta de igual para igual os superesportivos europeus, há mais de 60 anos o modelo nascia como um sedã de luxo. Foi o primeiro carro japonês exibido no salão. O Skyline equipado com um motor de 1.5 litro de 60 cv e atingia a velocidade máxima de 140 km/h. Havia também a versão perua.

6 – Lamborghini Miura (1966)

Lamborghini Miura teve o desenho da carroceria desenvolvido pelo estúdio Bertone
Crédito: Divulgação
toggle button

Primeiro supercarro da marca italiana, o Miura impressionou pelo desenho da carroceria desenvolvido pelo estúdio Bertone. O motor V12 entregava até 385 cv na versão mais potente do modelo (P400SV). O Miura saiu de linha em 1973 para dar lugar ao então futurista Countach.

7 – Range Rover Evoque (2010)

Desenho da primeira geração do Range Rover Evoque ainda é atual
Crédito: Divulgação
toggle button

Mostrado pela primeira vez como conceito no Salão de Detroit de 2008, o Evoque fez a sua estreia definitiva em Paris. Com visual moderno e proposta urbana, o SUV logo conquistou o público e fez sucesso assim que ganhou as ruas (inclusive no Brasil).

Comentários