Relembre os 18 anos de história do Volkswagen Fox

Hatch foi responsável por inaugurar segmento de compactos. Recorde as séries especiais do modelo em suas três fases

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Relembre os 18 anos de história do Volkswagen Fox
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Após 18 anos e mais de 1,8 milhão de unidades produzidas, o Volkswagen Fox deixou de ser fabricado em São José dos Pinhais (PR) para liberar espaço na linha de produção ao SUV T-Cross. Concebido inicialmente para substituir o Gol, o hatch criou um novo segmento na gama de modelos da Volks com a sua proposta de carro compacto com ótimo aproveitamento do espaço interno.

Projeto Tupi
Esboço do Projeto Tupi, que deu origem ao Fox
Crédito: Reprodução internet
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O Fox foi idealizado por Luiz Alberto Veiga, designer brasileiro que também foi responsável pela primeira grande renovação do Gol (popularmente conhecida como geração Bolinha), em 1994. Para corresponder ao slogan “Compacto para quem vê, gigante para quem anda”, do lançamento da época, a principal característica do projeto do Fox era a carroceria pensada de dentro para fora.

Veja a reportagem em vídeo "O pai do Fox: conheça a história de Luiz Veiga na VW"

Em uma época em que as vendas de modelos populares no Brasil eram mais expressivas que atualmente, o Fox conquistou os consumidores pelo espaço interno mais generoso que o dos demais compactos e também por trazer novidades interessantes, como volante com comandos do sistema de som e banco traseiro corrediço para ampliar a capacidade do porta-malas.

A posição de dirigir mais elevada que a do Gol também foi um apelo de compra. O teto alto e o para-brisa mais afastado do motorista reforçavam essa sensação de amplitude interna do Fox.

Projeto Tupi 2
Maquete em tamanho real do Projeto Tupi que foi apresentada à matriz da Volkswagen, na Alemanha
Crédito: Reprodução internet
toggle button

Primeiro VW brasileiro vendido na Alemanha

Volkswagen Fox 1.4 2005 1280 0c
Volkswagen Fox foi o primeiro feito pela filial brasileira da empresa alemã a ser vendido na Alemanha
Crédito: Divulgação
toggle button

Além da América Latina, o Fox também foi exportado para a Europa. O hatch foi o primeiro Volkswagen brasileiro vendido na Alemanha. Em terras germânicas, o compacto substituiu o Lupo. Por lá, era oferecido com diversas alterações em relação à configuração brasileira: acabamento mais caprichado, airbags de série, porta-luvas com tampa e até opção de teto solar.

Interior do Volkswagen Fox de exportação tinha acabamento diferenciado
Crédito: Divulgação
toggle button

O Fox era vendido na Alemanha com motorizações que não foram disponibilizadas no Brasil, as 1.2 e 1.4 a gasolina (esta última convertida para flex para equipar a Kombi brasileira na fase final) e a 1.4 a diesel.

Primeira fase

Volkswagen Fox foi lançado inicialmente apenas com carroceria de duas portas
Crédito: Divulgação
toggle button

O compacto estreou no mercado brasileiro, em 2003, nas versões City, Plus e Sportline, equipadas com motor 1.0 a gasolina de 72 cv de potência e 9,2 kgf.m de torque. Em 2004, o Fox passou a contar com a opção de carroceria de quatro portas e motorização 1.6 de 103 cv e 14,5 kgf.m (posteriormente atualizado com tecnologia flex, esse propulsor foi oferecido até o final de vida do Fox).

Fox Route foi uma das primeiras séries especiais do hatch
Crédito: Divulgação
toggle button

Séries especiais da primeira fase

A primeira mudança visual antes da reestilização veio em 2008, com adoção do para-choque com grade superior sem pintura, do modelo exportado para a Europa. No mesmo ano, foi lançada a série especial Route, voltada ao público jovem. Em 2009, a primeira fase do Fox era encerrada com as séries Sunrise (de apelo mais aventureiro) e Black Fox (com visual mais esportivo), ambas equipadas com motor 1.0.

CrossFox seguia a tendência visual dos aventureiros urbanos
Crédito: Divulgação
toggle button

Ainda durante a primeira fase, em 2005, era lançado o CrossFox, variante que seguia a tendência de compactos com visual aventureiro. Ao hatch eram incorporados suspensões mais altas, para-choques com apliques plásticos que imitavam quebra-mato, faróis de longo alcance, racks de teto e o controverso estepe pendurado na traseira. O CrossFox era equipado somente com motor 1.6 8V.

Perua SpaceFox tinha porta-malas de 441 litros
Crédito: Divulgação
toggle button

No ano seguinte, em 2006, era a vez de a Volkswagen lançar a perua SpaceFox/SpaceCross. O modelo, fabricado na Argentina até 2018, trazia todas as características do hatch, com a vantagem do porta-malas 170 litros maior (totalizando 440 litros).

Segunda fase

Volkswagen Fox Prime podia ser equipado com teto solar e câmbio I-Motion
Crédito: Divulgação
toggle button

A primeira reestilização do Fox foi lançada em 2009, como linha 2010. Trazia desenho frontal inspirado no Polo e as maiores melhorias de conteúdo. Por dentro, o Fox recebia um novo painel de instrumentos mais completo, rádio com Bluetooth, volante multifuncional e podia ser equipado com teto solar, oferecido como opcional.

Interior ganhava painel mais completo e volante multifuncional na reestilização de 2009
Crédito: Divulgação
toggle button

As motorizações 1.0 e 1.6 flex foram mantidas, sendo que a última podia receber o câmbio automatizado I-Motion de cinco marchas.

Volkswagen SpaceFox passou por facelift em 2014
Crédito: Divulgação
toggle button

Séries especiais da segunda fase

Fox Bluemotion estreou o motor 1.0 de três cilindros no Brasil
Crédito: Divulgação
toggle button

A segunda fase do Fox também ficará marcada pela variedade de edições especiais. A Bluemotion, focada na eficiência energética, estreava no Brasil o motor EA211 1.0 MPI de três cilindros, que mais tarde seria utilizado no Up, no Gol e no Voyage.

Fox Seleção homenageou a Copa do Mundo de 2014
Crédito: Divulgação
toggle button

Nesse meio tempo, o Fox também teve a série Rock in Rio, alusiva ao festival de música homônimo, e a Seleção, comemorativa para a Copa do Mundo de futebol.

Terceira fase

Volkswagen Fox Highline: versão topo de linha era base da série especial Pepper
Crédito: Divulgação
toggle button

Em 2015, o Fox sofreu a sua última atualização. Além do visual inspirado no Golf de sétima geração, o compacto ganhou importantes equipamentos, como controles de estabilidade e tração, central multimídia e a opção do motor 1.6 com cabeçote de 16 válvulas de 120 cv e câmbio manual de seis marchas.

Volante do Golf VII e central multimídia foram incorporados na segunda reestilização do Fox
Crédito: Divulgação
toggle button

Desde então, todas as versões passaram a ser equipadas de série com direção elétrica (antes era hidráulica), vidros e travas com acionamento elétrico, volante com regulagem de altura e profundidade, airbags frontais e freios com ABS.

Séries especiais da terceira fase

Algumas séries especiais também foram lançadas: a esportivada Pepper, com a motorização 1.6 16V e equipamentos da topo de linha Highline, e a Track com motor 1.0 de três cilindros e visual aventureiro.

Volkswagen Fox Connect 1.6
Crédito: Divulgação
toggle button

Para abrir espaço ao Polo em sua gama de modelos, em 2018 a Volkswagen enxugou a linha Fox, e passou a oferecer o compacto somente nas versões Connect e Xtreme, ambas equipadas com motor 1.6 8V de 104 cv e câmbio manual.

Com aposta no custo-benefício, essas configurações traziam um bom pacote de equipamentos de série, com direção elétrica, vidros e travas elétricos, ar-condicionado, alarme, multimídia, entre outros.

Volkswagen Fox Xtreme era uma das duas versões do hatch a partir de 2018
Crédito: Divulgação
toggle button

Vendas

Último Volkswagen Fox produzido em São José dos Pinhais (PR)
Crédito: Reprodução internet
toggle button

O Fox foi majoritariamente produzido em São José dos Pinhais (PR), mas chegou a ser feito durante algum tempo em São Bernardo do Campo (SP) e em General Pacheco (Argentina). Das mais de 1,8 milhão de unidades fabricadas, cerca de 500 mil foram destinadas à exportação.

O recorde de vendas do Fox no mercado brasileiro foi em 2012, ano em que o hatch registrou mais de 167 mil emplacamentos. Número muito superior às 6 mil unidades comercializadas em 2003, ano de estreia do modelo. Em 2021, o Fox contabiliza menos de 16 mil emplacamentos.

Comentários