Já não é mistério para ninguém o sucesso dos SUVs. Somente esse ano, eles já representam mais da metade de toda a venda de carros zero-quilômetro no mercado brasileiro, conforme dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Mas engana-se quem pensa que essa tendência é restrita ao mercado brasileiro. Pelo contrário: os utilitários esportivos conquistaram o mundo inteiro - inclusive, outros países da América Latina.
Nossos irmãos colombianos, por exemplo, acabam de ser agraciados com a chegada do Renault Duster híbrido, modelo de nova geração e bem diferente do que vemos aqui no Brasil. Por lá, o SUV agora é comercializada na terceira geração.
Diferentemente do que acontece no Brasil, desde sua chegada à Colômbia em 2012, o Renault Duster se consolidou como um das líderes de vendas no segmento B-SUV.
Mais de 124 mil unidades já foram vendidas por lá, contribuindo para a marca de mais de duas milhões de unidades comercializadas em cerca de 100 países. Agora, com a chegada da versão híbrida E-Tech, a Renault quer ampliar sua participação.
O Renault Duster híbrido E-Tech tem um sistema de hibridização leve (MHEV) de 48 Volts, combinado com um motor 1.2 turbo de três cilindros com injeção direta. O conjunto entrega 129 cv de potência e 23,4 kgfm de torque.
De acordo com a marca, o sistema proporciona até 11% de economia de combustível em relação ao propulsor 100% a combustão.
Esse conjunto está aliado a uma transmissão manual de seis marchas, com tração 4×4. O SUV oferece cinco modos de condução:
Eco (eficiência máxima)
Auto (tração inteligente)
Snow (superfícies escorregadias)
Mud/Sand (terrenos soltos)
4×4 Lock (condições extremas)
O Duster híbrido tem 21,7 cm de altura do solo, ângulo de entrada de 31° e ângulo de saída de 36°, números que reforçam suas relativas credenciais off-road.
No design, a nova geração tem uma dianteira robusta com grade renovada e o novo logo da Renault. Os faróis Eco-LED em formato de "Y" e as rodas diamantadas de 18 polegadas completam o conjunto.
Outros detalhes são elementos como barras de teto modulares e acabamentos feitos em material reciclado.
Por dentro, o destaque é o painel com tela de 10,1 polegadas com sistema OpenR Link, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de carregador por indução e painel de instrumentos digital de sete polegadas.
A Renault também elevou o nível de segurança do Duster híbrido, que agora tem 11 sistemas de assistência ao condutor (ADAS). O pacote inclui os seguintes itens:
Controle de cruzeiro e limitador de velocidade
Alerta de ponto cego
Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
Câmeras Multiview
Assistente de partida em rampa (HSA)
Controle de descida (HDC)
Seis airbags e estrutura reforçada
Além disso, o SUV inclui o sistema QRescue, com QR Code para facilitar o acesso a informações do veículo por equipes de emergência em caso de acidente.
Veja também: Lada se rende à era dos SUVs bonitos e modernos
Por enquanto, o Renault Duster híbrido E-Tech chega à Colômbia apenas na versão Techno. O preço sugerido é de 125.990.000 pesos colombianos, que em conversão direta é algo em torno de R$ 169 mil.



Email enviado com sucesso!