Renault lança van a hidrogênio

Marca francesa iniciará vendas da Master movida por células de combustível para empresas na Europa

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Renault lança van a hidrogênio
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A busca por inovações (e holofotes) no que diz respeito a veículos zero emissões é incessante na Europa. Desta vez, a Renault acena com uma van a hidrogênio. A marca francesa promete iniciar, até o fim do ano, as vendas de versões da Master movidas por célula de combustível.

Segundo a Renault, a Master ZE Hydrogen será mais uma alternativa ecologicamente correta para frotas corporativas, só que com boa autonomia. É que a linha do comercial leve no mercado europeu já tem uma opção 100% elétrica, porém, com alcance de apenas 160 km com uma carga completa.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

No caso da nova van a hidrogênio da Renault, a promessa é de autonomia de 600 km. A marca só vai dar detalhes técnicos perto do lançamento. Mas já se sabe que a Master ZE Hydrogen terá tempo de abastecimento de até 10 minutos, apenas.

Como funciona a van a hidrogênio?

Renault Master ZE Hydrogen - Van a hidrogênio (2)
Van a hidrogênio da Renault será vendida para empresas até o fim do ano
Crédito: Divulgação
toggle button

Na verdade, um carro não é movido diretamente pelo hidrogênio, e sim por pilhas de combustível (também conhecidas como fuel cell, ou células de combustível). No caso, o tanque do veículo é abastecido com hidrogênio, que provoca uma reação química com o oxigênio e produz a energia elétrica que vai movimentar os motores.

Em resumo, os veículos a hidrogênio são modelos elétricos, mas movidos pelas células de combustível "abastecidas" por essa reação, sem a necessidade de baterias. E a emissão desses carros é totalmente limpa, já que o que ele solta é H20, também conhecido como água potável.

Master ZE Hydrogen pode ter autonomia de até 700 km, e só "emite".... água
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários