Hatch de projeto um pouco mais antigo e conjunto mecânico não tão atual, mas com amplo espaço interno, visual aventureiro e baixo custo de manutenção. Este é o Renault Stepway, que continua à venda apenas na versão de entrada Zen, que tem motor 1.0 flex.
Com um baita preço, diga-se: R$ 86.990. Esse valor deve durar por algum tempo - ou enquanto houver estoque nas concessionárias, já que a produção está na fase final. "Tem carro nas lojas", garante uma fonte ligada à Renault. Em outras palavras, veremos o Stepway por R$ 87 mil por mais alguns meses.
Por R$ 87 mil, portanto, você pode levar para casa um carro extremamente espaçoso, que usa motor 1.0 de até 82 cv de potência e 10,5 kgf.m de torque e câmbio manual de cinco marchas. E que vem de série com quatro airbags, direção eletro-hidráulica, travas elétricas e, veja só, central multimídia com entrada USB disponível.
Além disso, o carrinho também vem equipado com computador de bordo, faróis de neblina, vidros elétricos dianteiros e volante com regulagem de altura.
Ok, sabemos que alguns rivais mais modernos oferecem tudo isso e muito mais. Mas também cobram bem mais por isso.
Os rivais do Stepway - e portanto do Sandero - eram os hatches maiores, como Volkswagen Polo, Fiat Argo, Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Peugeot 208.
Hoje, as versões de entrada desses modelos costumam custar acima dos R$ 90 mil. Um Chevrolet Onix começa em R$ 93.770; já o Volkswagen Polo (Track ou Robust, ambos iniciais) não sai por menos de R$ 90.590.
Peugeot 208 e Hyundai HB20 são os únicos que têm valores mais próximos ao do Stepway: o carrinho da marca francesa começa em R$ 81.990, enquanto o da empresa sul-coreana parte de R$ 86.090.
Mas lembrem-se: essas versões são "peladas", normalmente colocadas no mercado para servirem como opção ao segmento de vendas diretas. Bem longe de vir com central multimídia, por exemplo.
Em custo-benefício, portanto, o Stepway sobressai em vários pontos. Justamente por ter projeto mais antigo, ele se torna uma opção atraente para quem busca um carro espaçoso com boa oferta de equipamentos e ótimos custos de manutenção.
O porta-malas é outro destaque, com 320 litros.
Além disso, o motor 1.0 flex de três cilindros ainda entrega bons números de consumo para quem tem o pé mais leve e paciência com o conjunto Start & Stop, que desliga e religa o conjunto em paradas rápidas para poupar combustível.
Segundo o Inmetro, o Stepway Zen 1.0 consegue fazer 9,3 km/l na cidade e na estrada com etanol; e 13 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina. Com tanque de 50 litros, a autonomia máxima teórica é de 685 quilômetros.
Links úteis:



Email enviado com sucesso!