O canal de notícias da Webmotors

Retrospectiva: quais carros "bombaram" em 2023?

Depois das aposentadorias, relembre as principais estreias do mercado automotivo que aconteceram nesta temporada

por André Deliberato

Você viu esta semana aqui no WM1 alguns dos carros que deixaram de ser fabricados e vendidos no Brasil ao longo deste ano. Agora vamos ver o contrário: quais foram os lançamentos automotivos que aconteceram nesta temporada? E quais os mais bombásticos?
Elencamos abaixo os cinco principais lançamentos deste ano e também os modelos que, de fato, chegaram às lojas em 2023. Acredite, o número de estreias é grande.

Mas antes vamos dar um merecido destaque às picapes: este ano foi a vez dos modelos grandes e mais caros chegarem com tudo e venderam os lotes iniciais rapidamente - caso da Chevrolet Silverado e da Ford F-150.
Outro modelo importante que chegou em 2023 foi a Chevrolet Montana, embora esta não tenha emplacado como se esperava. É esperar para ver como será seu desempenho neste novo ano que irá começar.
Já o Renault Kardian, o mini-SUV que a marca francesa mostrou há algumas semanas, não entra nessa lista já que a empresa o prepara para ser lançado no começo do ano que vem. Ele chegará para ser mais um rival de Fiat Pulse e Volkswagen Nivus.

Oferta Relacionada: Marca:CHEVROLET Modelo:SILVERADO

Os cinco mais aguardados

1. Chevrolet Montana

A picape da GM foi lançada no primeiro trimestre e gerava grande expectativa, justamente por ser de um porte parecido com o da Fiat Toro, um dos carros mais emplacados do país e segunda colocada no segmento de comerciais leves.
Não vendeu tanto quanto se esperava (foram 27.536 unidades de janeiro a novembro, contra 46.597 emplacamentos da Toro no mesmo período), mas deve vir forte para 2024, principalmente porque custa menos e acumula mais vendas no varejo que sua principal rival.

2. GWM Haval H6

Outro carro que "bombou" em 2023 foi o H6, da família de SUVs da Haval, da GWM. O modelo foi apresentado no final do ano passado, mas as variantes mais baratas vieram no primeiro semestre deste ano - e as vendas só começaram em abril.
Em alguns meses o H6 se tornou um dos híbridos mais emplacados do país, superando até mesmo o Toyota Corolla Cross, até então o SUV híbrido mais vendido do mercado.
Com o passar dos meses, se tornou simplesmente o carro híbrido mais vendido de todo o mercado - ou seja, "bombou" e fez a GWM crescer como ninguém esperava.

3. RAM Rampage

Outro carro que precisava estar nessa lista é a RAM Rampage, que foi desenvolvida no Brasil e nasceu para ser uma espécie de "Renegade da RAM".
Não entendeu? A gente explica: para uma marca de nicho, que só vendia picapes caras e extremamente grandes e poderosas - caso dos modelos Classic, 1500, 2500 e 3500 -, um modelo menor que as médias e ligeiramente maior que uma Toro chegaria para "democratizar" a RAM no país.
Foi o que aconteceu: apesar dos poucos meses de vendas - o primeiro mês "cheio" de emplacamentos da picape foi outubro -, a Rampage já foi responsável por quase dobrar o tamanho do share da empresa. É por isso que 2024 deverá ser um ano de ampla expansão para a marca.

4. BYD Dolphin

O BYD Dolphin surgiu na virada do semestre e mudou o patamar dos carros elétricos de entrada no país, que precisaram mudar de preço para não deixarem de fazer sentido. Antes, R$ 150 mil era o valor cobrado por JAC e-JS1, Renault Kwid E-Tech e Caoa Chery iCar.
Agora, essa faixa de preço é do Dolphin e do GWM Ora 03, carros maiores e muito mais sofisticados que os outros três que citamos - e que, como dissemos, precisaram derrubar o preço para continuarem atraentes no mercado.
O Dolphin foi um fenômeno: emplacou muito mais do que se esperava, fez o cliente brasileiro olhar com outros olhos para modelos elétricos e passou a ser até uma opção para quem já tinha um carro em casa e "namorava" SUVs compactos em busca de um segundo veículo. E a tendência é que isso aumente ainda mais em 2024.

5. Ford Ranger Raptor

Escolhemos a versão mais insana da picape Ranger para representar o ótimo ano da - agora importadora - Ford no Brasil. Com lucro de 40%, a marca da oval azul espera crescer ainda mais em 2024, quando deve lançar por aqui a nova geração do Mustang e versões especiais das picapes Ranger e F-150.
Destaque, como falamos no início do texto, para a série de picapes que estrearam esse ano no Brasil. Só a Ford lançou três, sem contar versões especiais: Maverick híbrida, Ranger e F-150. Vale lembrar que a marca ainda estreou a nova geração do SUV Territory e o Mustang Mach-E, totalmente elétrico.

Confira abaixo a lista de modelos que estrearam no mercado brasileiro em 2023:

1. Aston Martin Vantage e DB12
2. Audi Q8 e-tron, Q3 Anniversary Edition
3. BMW M2, i7, X7, Série 7, iX1 e iX M60
4. BYD Song Plus, Yuan Plus, Dolphin e Seal
5. Citroën C3 Aircross
6. Chevrolet Bolt EUV, Montana e Silverado
7. Ferrari Purosangue e 296 GTS
8. Fiat Fastback Abarth e Strada Turbo
9. Ford Mustang Mach-E, Ranger, Maverick Hybrid, F-150 e Territory
10. GWM Haval H6 e Ora 03
11. Honda Civic e:HEV, Civic Type-R, Accord e ZR-V
12. Hyundai Kona
13. Jeep Grand Cherokee 4xe
14. Land Rover Defender 130
15. Lamborghini Huracán Sterrato
16. McLaren Artura
17. Mitsubishi L200 Triton Savana
18. Mercedes-Benz Classe A, CLA, C63 AM, EQE SUV e Classe G
19. Nissan Sentra e Versa
20. Peugeot 208 Turbo
21. Porsche Cayenne, 911 Carrera T e 911 GT3 RS
22. RAM Rampage e 1500 Limited
23. Renault Megane E-Tech e Kardian (estreia em 2024)
24. Seres 3 e 5
25. Toyota GR Corolla, Hilux GR-Sport e Hilux SRX Plus
26. Volkswagen Virtus, Polo Track, Saveiro, Tiguan, ID.4 e ID. Buzz
27. Volvo EX30 (estreia em 2024)

Comentários

Carregar mais