Carro de corrida autônomo bate na largada

Inteligência artificial deu de cara no muro assim que viu a oportunidade; veículo participava de testes da Roborace

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Carro de corrida autônomo bate na largada
Marcus Celestino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Você certamente já teve um branco total ao volante, né? Todo mundo já passou por isso. Às vezes, por sorte, não nos complicamos por causa do bug. No entanto, tem hora que, infelizmente, não dá para escapar de um incidente. Isso foi exatamente o que aconteceu com a Inteligência Artificial de um carro que participa da Roborace, categoria que só aceita veículos autônomos.

Roborace
Carro autônomo da equipe suíça Acronis "beija o muro" na Inglaterra
Crédito: Reprodução
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A batida bizarra aconteceu durante testes no circuito de Thruxton, na Inglaterra. Ao ter sua largada autorizada, o Devbot 2.0 - como é conhecido o carro da Roborace - não se fez de rogado, virou para a direita e encontrou o muro de proteção. No vídeo, dá para notar que o veículo da equipe Acronis sofreu danos consideráveis.

Esse, contudo, não foi o único incidente que rolou em Thruxton. Outro carro autônomo, desta vez do time Racing Graz, rodou durante os testes e acabou na grama. Ainda não dá para cravar o que causou os problemas que tiraram os dois Devbots 2.0 da disputa. Os veículos que participam da Roborace se orientam por meio de elaborados radares e lidares (tecnologia óptica de detecção remota), mas se movem a altas velocidades.

Em 2017, numa corrida de exibição da categoria, em Buenos Aires, um Devbot atingiu a barreira de proteção. À época, um dos executivos da Roborace disse à BBC que incidentes como esse eram "fantásticos" para a categoria, pois fazem com que os analistas entendam melhor a Inteligência Artificial e os dados que a levam a tomar uma decisão equivocada.

Assista à batida bizarra do carro da Roborace

 

Comentários